sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Os Santos

 

    Jesus abertamente declarou que guardaria um lugar nos Céus para os Seus: "Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, Eu tê-vos-ia dito, pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e preparar-vos um lugar, voltarei e tomá-vos-ei Comigo, para que, onde Eu estou, vós também estejais." Jo 14,2-3

    Pois, para os Santos, a condenação final já está totalmente afastada. Disse Nosso Salvador: "Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: 'O vencedor não sofrerá dano algum da segunda morte.'" Ap 2,11

    E o livro da Sabedoria já previa o poder de julgar e dominar dado aos seres humanos como resultado da passagem do Messias entre nós: "No Dia de Sua visita, eles reanimar-se-ão, e correrão como centelhas na palha. Eles julgarão as nações e dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. Os que n'Ele põem sua confiança compreenderão a Verdade, e os que são fiéis habitarão com Ele no amor: porque Seus eleitos são dignos de favor e Misericórdia." Sb 3,7-9

    Ora, durante a Santa Ceia, o próprio Jesus falou deste poder, o que só será possível pela Comunhão dos Santos: "Eu, pois, disponho o Reino a vosso favor, assim como Meu Pai dispô-lo a Meu favor, para que comais e bebais à Minha mesa no Meu Reino e sentei-vos em tronos, para julgar as doze tribos de Israel." Lc 22,29-30

    São Paulo também tratou desse assunto: "Não sabeis que os Santos julgarão o mundo? E se o mundo há de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância? Não sabeis que julgaremos os anjos? Quanto mais as pequenas questões desta vida!" 1 Cor 6,2-3

    Quanto à presença deles nos Céus, desde a Ressurreição de Cristo, e à intercessão que fazem junto a Deus, está no livro do Apocalipse: "Quando abriu o quinto selo, debaixo do Altar vi as almas dos homens imolados por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz, dizendo: 'Até quando Tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar nosso sangue contra os habitantes da terra?' Então foi dada a cada um deles uma branca veste, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que com eles estavam para ser mortos." Ap 6,9-10

    Eles já estão reinando com Cristo, como São João Evangelista viu, pois tiveram a Graça de passar pela primeira ressurreição. E mais uma vez aí é mencionado o poder que têm de julgar, avaliar nossos projetos e por eles interceder ou não: "Também vi tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus, e todos aqueles que não tinham adorado a Fera ou sua imagem, que não tinham recebido seu sinal na fronte nem nas mãos. Eles viveram uma Nova Vida e com Cristo reinaram por mil anos. Os outros mortos não tornaram à vida até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Feliz e Santo é aquele que toma parte na primeira ressurreição! Sobre eles a segunda morte não tem poder, mas serão Sacerdotes de Deus e de Cristo: com Ele reinarão durante os mil anos." Ap 20,4-6

    Porque logo após suas mortes, seus poderes continuam a vigorar neste mundo, como Jesus disse: "Então, ao vencedor, ao que praticar Minhas obras até o fim, dá-lhe-ei poder sobre as pagãs nações. Ele regê-las-á com cetro de ferro, como se quebra um vaso de argila, assim como Eu mesmo recebi o poder de Meu Pai..." Ap 2,26-28