domingo, 26 de novembro de 2023

Cristo Rei

 

    Reinado de Cristo já está em vigor e sempre foi uma certeza, embora muitos teimem em não aceitar. De fato, ao ser inquirido por Pilatos, Jesus disse a Verdade: "'Meu Reino não é deste mundo. Se Meu Reino fosse deste mundo, Meus súditos certamente teriam pelejado para que Eu não fosse entregue aos judeus.' Então Lhe perguntou Pilatos: 'És, portanto, Rei?' Respondeu Jesus: 'Sim, Eu sou Rei. É para dar testemunho da Verdade que nasci e vim ao mundo. Todo aquele que é da Verdade, ouve Minha voz.'" Jo 18,36-37

    Pois o Arcanjo São Gabriel, falando sobre Jesus, já havia revelado a Nossa Senhora: "Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus dá-Lhe-á o trono de Seu pai Davi. Reinará eternamente na Casa de Jacó, e Seu Reino não terá fim." Lc 1,32-33

    E esse foi o reconhecimento feito por São Bartolomeu Apóstolo, ao atestar o poder de onisciência de Jesus, logo no primeiro instante em que O encontrou: "Falou-Lhe Natanael: 'Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel.'" Jo 1,49

    Sua instituição, no entanto, já se havia dado no próprio Céu, feita por Deus Pai, como o Profeta Daniel viu: "Sempre olhando a noturna visão, vi um Ser, semelhante ao Filho do Homem, vir sobre as nuvens do Céu: dirigiu-Se para o lado do Ancião, diante de Quem foi conduzido. A Ele foram dados império, Glória e realeza, e todos povos, todas nações e todas línguas serviram-nO. Seu domínio será eterno, nunca cessará, e Seu Reino jamais será destruído." Dn 7,13-14

    O Rei Davi até cogitou essa proposição, mas Deus mesmo interveio e determinou sobre a Igreja, ou seja, o Corpo Místico de Cristo: "Quando Davi se instalou em sua casa, disse ao Profeta Natã: 'Eis que moro numa casa de cedro e a Arca da Aliança do Senhor está debaixo de uma tenda.' Natã respondeu: 'Faze o que teu coração te sugere, porque Deus está contigo.' Mas, na seguinte noite, a Palavra de Deus foi dirigida a Natã, nestes termos: 'Vai e dize a Davi, Meu servo: Eis o que diz o Senhor: Não és tu que Me construirás a Casa em que habitarei. Quando teus dias se acabarem e tiveres ido juntar-te a teus pais, levantarei tua posteridade após ti, num de teus filhos, e firmarei Seu Reino. É Ele que Me construirá uma Casa e firmarei Seu Trono para sempre. Serei para Ele um Pai, e Ele será para Mim um Filho; e nunca retirarei d'Ele Meu favor como retirei daquele que reinou antes de ti. Eu estabelecê-Lo-ei em Minha Casa e em Meu Reino para sempre, e Seu Trono será firme por todos séculos.'" 1 Cro 17,1-3.11-14

    O próprio Jesus, aliás, afirmou esta invencibilidade através da Igreja, que é a representação material e espiritual de Seu Reino: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16,18b

    Ora, Ele garantiu que Seu Reino já se faz sensivelmente presente entre nós: "O Reino de Deus não virá de ostensivo modo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós." Lc 17,20b-21

    E como portentoso e cósmico sinal, sábios reis de pagãs nações, inspirados pelo Espírito Santo, viram e seguiram a Estrela que anunciava a vinda do 'Rei dos judeus': "Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém. Perguntaram eles: 'Onde está o Rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos Sua Estrela no Oriente e viemos adorá-Lo.'" Mt 2,1-2