terça-feira, 7 de novembro de 2023

As Imagens

 

    É fato que nos primórdios Deus proibiu o uso de imagens, mas assim fez claramente para vedar qualquer culto a outros deuses que não a Ele mesmo, como acontecia na época do paganismo. Ou seja, Ele proibiu imagens de deuses: "Não terás outros deuses diante de Minha face. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos Céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto." Ex 20,3-5a

    Uma imagem, portanto, só representa um mal quando é tratada como o próprio Deus, posta em Seu lugar. Se a imagem representasse um mal em si mesma, Ele não teria ordenado a confecção de querubins para a Arca da Aliança, como vemos no livro do Êxodo: "Farás dois querubins de ouro. E fa-los-ás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada." Ex 25,18-20

    Por isso, ao construir o Templo de Jerusalém, Salomão permitiu-se incluir imagens, o que jamais foi contestado, seja pelos religiosos, seja por Deus mesmo: "Fez no Santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura. Cada uma das asas dos querubins tinha cinco côvados, o que fazia dez côvados da extremidade de uma asa à extremidade da outra. Nos painéis enquadrados de molduras, havia leões, bois e querubins, assim como nas travessas. Por cima e por baixo dos leões e dos bois pendiam grinaldas, em forma de festões." 1 Rs 6,23-24;7,29

    Quanto às imagens de Jesus, especificamente, devemos ter presente que Ele é a plena manifestação de Deus, Revelação que vai muito além das palavras que a descrevem. Afirmativamente, Ele é o próprio Deus em Pessoa, dando-Se a conhecer à humanidade, e não apenas uma representação de Deus Pai. Temos, assim, baseado em relatos das pessoas que O viram, a real e fidedigna imagem de Deus, e não de ‘outros deuses’ como proíbe o primeiro Mandamento. Ele mesmo disse a São Filipe Apóstolo: "Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheceste, Filipe! Aquele que Me viu, também viu o Pai. Como, pois, dizes: 'Mostra-nos o Pai?'..." Jo 14,9

    Assim a imagem do Cristo não é apenas um modelo visual, mas o modelo de vida para os filhos de Deus, como São Paulo escreve: "Aqueles que Ele de antemão distinguiu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Este seja o Primogênito entre uma multidão de irmãos." Rm 8,29

    E mais uma vez ele insiste no fato de que, através da Glória de Cristo, já nos foi dada a perfeita imagem de Deus Pai: "... para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a Luz do Evangelho, onde resplandece a Glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Cor 4,4

    Ele expressamente diz: "Ele (Cristo) é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda Criação." Cl 1,15

    Eis que o Apóstolo dos Gentios cobra dos gálatas uma consciência digna da Pessoa de Jesus, Deus Encarnado, Cuja imagem já lhes havia sido apresentada: "Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou, ante cujos olhos foi apresentada a imagem de Jesus Cristo crucificado?" Gl 3,1