sexta-feira, 5 de abril de 2024

O Antigo Testamento

 

    Foi Jesus mesmo Quem anunciou o fim da Antiga Aliança, apontando São João Batista como seu último marco: "A Lei e os Profetas duraram até João." Lc 16,16

    Contudo, Ele diz: "Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não vim para aboli-los, mas sim para levá-los à perfeição." Mt 5,17

    Com constância, pois, Ele vai invocá-la: "'Mestre, qual é o maior Mandamento da Lei?' Respondeu Jesus: 'Amarás o Senhor Teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu entendimento (Dt 6,5). Este é o maior e o primeiro Mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Nesses dois Mandamentos resumem-se toda a Lei e os Profetas.'" Mt 22,37-40

    São Pedro, por sua vez, exalta as profecias pelo cumprimento da passagem de Cristo, que confirma os projetos de Deus: "Assim demos ainda maior crédito à palavra dos Profetas, à qual bem fazeis em atender como a uma lâmpada que brilha em um tenebroso lugar, até que desponte o dia e a Estrela da Manhã Se levante em vossos corações." 2 Pd 1,19

    De fato, Jesus afirmou perante os judeus de Jerusalém: "Vós perscrutais as Escrituras, nelas julgando encontrar a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim. Pois se crêsseis em Moisés, certamente creríeis em Mim, porque ele escreveu a Meu respeito. Mas se não acreditais em seus escritos, como acreditareis em Minhas palavras?" Jo 5,39.46-47

    E através do sacerdote e Profeta Ezequiel, Deus mesmo havia prometido uma Eterna Aliança: "Pois eis o que diz o Senhor Javé: 'Eu farei a ti conforme tu fizeste, que desprezaste tua origem violando o Pacto. Mas recordar-Me-ei da Aliança que contigo celebrei no tempo de tua juventude, e contigo farei uma Eterna Aliança." Ez 16,59-60

    Também prometeu o Espírito Santo: "Dentro de vós porei Meu Espírito, fazendo com que obedeçais às Minhas leis e sigais e observeis Meus preceitos.'" Ez 36,27

    São Paulo, pois, exulta com a Vinda do Santo Paráclito: "A Lei do Espírito de Vida libertou-me, em Jesus Cristo, da Lei do pecado e da morte. O que era impossível à Lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus fez. Enviando, por causa do pecado, Seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne a fim de que a justiça prescrita pela Lei fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito." Rm 8,2-4

    Como o próprio Cristo, ele também se diz crucificado: "Na realidade, pela eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à Cruz de Cristo." Gl 2,19

    E assim ele garante a força da Graça: "O pecado já não vos dominará, porque agora não mais estais sob a Lei, e sim sob a Graça." Rm 6,14

    Ora, São João Evangelista atestou: "Pois a Lei foi dada por Moisés, mas a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo." Jo 1,17

    Eis que Nosso Salvador anunciou a Nova Aliança, durante a Santa Ceia: "Depois tomou o cálice, rendeu graças e deu-lhO, dizendo: 'Bebei d'Ele todos, porque isto é Meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados." Mt 26,27-28