terça-feira, 2 de abril de 2024

A Família

 

    A família é parte do projeto de Deus, pois Ele Se revelou Pai, nos enviou Seu Filho, elegeu Maria como Nossa Mãe, nos ama como filhos e quer que vivamos como irmãos. Por isso a Igreja, um pedaço do Céu, deve reproduzir esse modelo, como São Paulo recomenda a São Timóteo: "Ao ancião não repreendas com aspereza, mas adverte-o como a um pai, aos moços como a irmãos, às mulheres de idade como a mães, às jovens como a irmãs, com toda pureza." 1 Tm 5,1-2

    Desde criança, pois, Jesus começou apontar essa dimensão de família, como respondeu a Nossa Senhora e São José ao ser reencontrado no Templo de Jerusalém: "Por que Me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na Casa de Meu Pai?" Lc 2,49

    E ainda no início de Sua vida pública, pregou: "Minha mãe e Meus irmãos são estes, que ouvem a Palavra de Deus e observam-na." Lc 8,21

    Exaltando o amor a Deus sobre todas coisas, Ele desfez por completo a esperança de Paz em famílias voltadas para a mundana vida: "Não julgueis que vim trazer a Paz à terra. Vim trazer não a Paz, mas a espada. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem ama seu filho mais que a Mim, não é digno de Mim." Mt 10,34-37

    E denunciou a rejeição a Deus na acomodação de famílias e parentes: "É só em sua pátria e em sua família que um Profeta é menosprezado." Mt 13,57

    Advertiu mesmo de abjetas tribulações, como São Lucas registrou: "Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós. Sereis odiados por todos por causa do Meu Nome." Lc 21,16-17

    E em São Mateus, Ele prevê o que de mais abominável existe: o assassinato dos próprios pais: "O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e matá-los-ão." Mt 10,21

    Ademais, disse de Seus Sacerdotes"Em Verdade, declaro-vos: ninguém há que tenha abandonado, por amor ao Reino de Deus, sua casa, sua mulher, seus irmãos, seus pais ou seus filhos, que não receba muito mais neste mundo, e no vindouro a Vida Eterna." Lc 18,29-30

    A eles acertadamente chamamos de padres, que quer dizer pais, como São Paulo reclama: "Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus amados filhos. Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais. Ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho." 1 Cor 4,14-15

    Ora, falando sobre a iminência de Sua Paixão, Jesus prometeu: "Não vos deixarei órfãos." Jo 14,18a

    E no recado que mandou aos Apóstolos, em Sua primeira aparição no Domingo da Ressurreição a Santa Maria Madalena, Ele afirmou: "Subo a Meu Pai e Vosso Pai, a Meu Deus e Vosso Deus." Jo 20,17b

    Os seguidores da tradição de São Paulo explicam: "Aliás, na terra temos nossos pais que nos corrigem e, no entanto, olhamo-los com respeito. Com quanto mais razão havemos de submeter-nos ao Pai de nossas almas, o Qual nos dará a Vida? Os primeiros educaram-nos para pouco tempo, segundo sua própria conveniência, ao passo que Este o faz para nosso bem, para comunicar-nos Sua santidade." Hb 12,9-10