domingo, 7 de abril de 2024

A Divina Misericórdia

 

    Para bem fixarmos esse atributo de Deus, o Salmo 135 repete a cada novo versículo: "... porque eterna é Sua Misericórdia."

    O Eclesiástico considerou-a tão grande quanto Ele mesmo: "... pois tamanha é Sua grandeza, tão grande é Sua Misericórdia!" Eco 2,23

    O segundo livro de Macabeus vai ainda mais longe, categoricamente dizendo: "... Ele nunca retira de nós Sua Misericórdia." 2 Mb 6,16

    E como todos já devemos ter percebido, Ele demora a irritar-Se. De íntimo contato com Ele, Moisés dizia: "Deus compassivo e misericordioso, lento para a cólera..." Ex 34,6

    Ora, através do Profeta Isaías, por uma sincera conversão Deus prometeu o impensável ao quase sempre empedrado coração humano: "Se vossos pecados forem escarlates, tornar-se-ão brancos como a neve! Se forem vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã!" Is 1,18b

    E Jesus reafirmou a compaixão como mais valiosa que qualquer ritual, citando palavras de Deus pelo Profeta Oseias: "Ide e aprendei o que significam estas palavras: 'Eu quero Misericórdia e não sacrifício (Os 6,6)'". Mt 9,13

    Falando sobre generosidade para com todos, Ele ensinou: "Sede misericordiosos, como também Vosso Pai é misericordioso." Lc 6,36

    Foi exatamente isso que Ele pregou no Sermão da Montanha: "Tendes ouvido o que foi dito: 'Amarás teu próximo e poderás odiar teu inimigo.' Eu, porém, digo-vos: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo, sereis os filhos de Vosso Pai do Céu, pois Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos." Mt 5,43-45

    Por isso, reclamou dos religiosos de então: "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os mais importantes preceitos da Lei: a justiça, a Misericórdia, a fidelidade." Mt 23,23

    Em sua puríssima inspiração, Nossa Senhora também falou sobre a divina compaixão. Foi quando cantou o Magnificat, que ela mesma compôs a partir de suas frequentes leituras das Escrituras: "... e Sua Misericórdia estende-se de geração em geração sobre aqueles que O temem." Lc 1,50

    Já São Paulo, que perseguiu a Igreja, fala de si mesmo como exemplo: "Se encontrei Misericórdia, foi para que Jesus Cristo manifestasse toda Sua longanimidade primeiro em mim, e eu servisse de exemplo para todos aqueles que, a seguir, n'Ele crerem, para a Vida Eterna." 1 Tm 1,16

    Ele vai pedir: "Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e mutuamente perdoai-vos toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós." Cl 3,12-13

    E São Tiago Menor garante que, se usarmos de compaixão para com nossos irmãos, não precisaremos temer o Juízo: "A Misericórdia triunfa sobre o Julgamento." Tg 2,13b