sexta-feira, 22 de setembro de 2023

O Difícil Caminhar com Jesus

 

    Jesus, deve ficar bem claro, não prometeu mar-de-rosas aqui na terra a ninguém: "Em seguida, convocando a multidão e Seus discípulos, disse-lhes: 'Se alguém quer seguir-Me, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me. Porque aquele que quiser salvar sua vida, perdê-la-á. Mas aquele que perder sua vida por amor a Mim e ao Evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder sua Vida?'" Mc 8,34-36

    Ele recomendava: "Entrai pela estreita porta, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição, e numerosos são aqueles que por aí entram. Estreita, porém, é a Porta e apertado o Caminho da Vida, e raros são aqueles que O encontram." Mt 7,13-14

    E explicou aos Apóstolos: "Se o mundo vos odeia, sabei que odiou a Mim antes que a vós. Se fôsseis do mundo, o mundo amá-vos-ia como sendo seus. Porém, como não sois do mundo, mas do mundo escolhi-vos, por isso o mundo odeia-vos." Jo 15,18-19

    Até previu o martírio deles: "Jesus prosseguiu: "Vós bebereis o cálice que Eu devo beber, e sereis batizados no batismo em que Eu devo ser batizado." Mc 10,39b

    Muitos fiéis teriam realmente difíceis destinos: "Disse-vos essas coisas para preservar-vos de alguma queda. Expulsá-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus. Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a Mim. Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, lembrei-vos de que vos anunciei." Jo 16,1-4

    São Paulo bem entendeu: "Pois todos aqueles que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição." 2 Tm 3,12

    Assim ele defendia a Unidade da Igreja, que a todo custo devemos preservar: "Quer eu vá ter convosco quer permaneça ausente, desejo ouvir que estais firmes em um só espírito, unanimemente  lutando pela  do Evangelho, sem em nada vos deixardes intimidar por vossos adversários. Isto para eles é motivo de perdição, mas para vós de salvação. E é a vontade de Deus, porque a vós é dado não somente crer em Cristo, mas ainda por Ele sofrer." Fl 1,27b-29

    Ele e São Barnabé assim pregavam: "Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações." At 14,22

    Os seguidores do Apóstolo dos Gentios tinham bem presente essa realidade, e preparavam-se até mesmo para o martírio, que tão frequente era nos primeiros anos da Igreja e ainda hoje acontece: "Atentamente considerai, pois, Aquele que tantas contrariedades sofreu dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. Ainda não tendes resistido até o sangue na luta contra o pecado." Hb 12,3-4

    Ora, o próprio Jesus advertiu a todos: "No mundo haveis de ter aflições. Coragem!" Jo 16,33

    Até disse das correções que partiam d'Ele mesmo, no livro do Apocalipse: "Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima teu zelo, pois, e arrepende-te." Ap 3,20