domingo, 24 de setembro de 2023

A Sã Doutrina

 

    Jesus veio oferecer, de fato, uma doutrina própria: "Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas." Mt 11,29

    O povo realmente percebia algo mais que palavras em Seus ensinamentos: "Maravilharam-se de Sua Doutrina, porque Ele ensinava com autoridade." Lc 4,32

    A Revelação, pois, foi reconhecida como Sua Doutrina, como São Marcos registrou: "Jesus pôs-Se novamente a ensinar, à beira do mar, e aglomerou-se junto d'Ele tão grande multidão, que Ele teve de entrar numa barca, no mar, e toda multidão ficou em terra na praia. E ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. Dizia-lhes em Sua Doutrina..." Mc 4,1-2

    Ele explicava: "Minha Doutrina não é Minha, mas d'Aquele que Me enviou." Jo 7,16

    E disse que, através dela, se chegaria ao Pai: "Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se Minha Doutrina é de Deus ou se falo de Mim mesmo." Jo 7,17

    Mas uma vez vez entregue à Igreja, ela recebeu outro nome: "Perseveravam eles na Doutrina dos Apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações." At 2,42

    São Paulo, por sua vez, já alertava de desvios"Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus enganadores artifícios." Ef 4,14

    Ele apontava na tradição, enquanto os Evangelhos ainda não estavam escritos, a verdadeira Doutrina: "Graças a Deus que vós, depois de terdes sido escravos do pecado, passastes a obedecer de coração à Doutrina à qual Deus vos confiou." Rm 6,17

    Dizia daqueles que atentam contra a Unidade: "Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da Doutrina que recebestes. Evitai-os!" Rm 16,17

    Ele chamá-la de Sã Doutrina, como quando escreveu a São Timóteo: "Pois tudo que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com ação de graças. Porque se torna santificado pela Palavra de Deus e pela oração. Recomenda esta Doutrina aos irmãos, e serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da e da Sã Doutrina que até agora seguiste com exatidão." 1 Tm 4,4-6

    E vai profetizar: "Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a Sã Doutrina da Salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da Verdade e atirar-se-ão às fábulas." 2 Tm 4,3-4

    O próprio Salvador, ao Seu tempo, denunciou 'tradições' de escribas e fariseus: "Jesus respondeu-lhes: 'E vós, por que violais os preceitos de Deus por causa de vossa tradição? Assim anulais a Palavra de Deus.'" Mt 15,3.6b

    Pois humanos preceitos já contaminavam a Revelação desde o Antigo Testamento: "Jesus disse-lhes: 'Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-Me com os lábios, mas seu coração está longe de Mim. Em vão, pois, cultuam-Me, porque ensinam humanos doutrinas e preceitos (Is 29,13). Deixando o Mandamento de Deus, apegai-vos à tradição dos homens.'" Mc 7,6-8