quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Jesus fundou a Igreja

 

    Jesus disse que é Ele mesmo Quem edifica a Igreja: "E Eu declaro-te: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja." Mt 16,18a

    E é Ele Quem escolhe Seus Sacerdotes, para que ela vigore: "Não fostes vós que Me escolhestes, mas Eu escolhi-vos e constituí-vos para que vades e produzais fruto, e vosso fruto permaneça." Jo 15,16a

    São João Batista, de fato, atestou: "Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do Céu." Jo 3,27

    E Nosso Salvador disse das mundanas 'invenções' que chamam de igrejas e religiões: "Toda planta que Meu Pai Celeste não plantou será arrancada pela raiz. Deixai-os. São cegos e guias de cegos. Ora, se um cego conduz a outro, ambos tombarão na mesma vala." Mt 15,13-14

    Disse aos Apóstolos: "Quem vos ouve, a Mim ouve. E quem vos rejeita, a Mim rejeita; e quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou." Lc 10,16

    Também disse que a Igreja é invencível: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16,18b

    Em sua união, pois, a Igreja estampa a própria Glória de Deus, como Ele rezou ao Pai: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam um, como Nós somos um: Eu neles e Tu em Mim. Para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste, como amaste a Mim." Jo 17,22-23

    União essa não só entre os Sacerdotes, mas entre todos membros: "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em Mim. Para que todos sejam Um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que também eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu Me enviaste." Jo 17,20-21

    Por isso, Ele garantiu aos Apóstolos a retransmissão da Sã Doutrina: "Se guardaram Minha Palavra, também hão de guardar a vossa." Jo 15,20b

    E prometeu que para sempre, ininterruptamente, estaria com a Igreja: "Ensinai às nações a observar tudo que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos dias, até o fim do mundo." Mt 28,20

    São Paulo, por sua vez, diz Quem constitui os bispos e a que preço foi adquirida: "Cuidai de vós mesmos e de todo rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu Bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com Seu próprio Sangue." At 20,28

    E deixa claro que os verdadeiros dons do Espírito Santo têm uma única função: "Assim, uma vez que aspirais aos dons espirituais, procurai tê-los em abundância para edificação da Igreja." 1 Cor 14,12

    Sem dúvida, tudo que faz o Divino Paráclito é testemunhar Jesus, como Ele mesmo disse: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim." Jo 15,26