quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Exaltação da Santa Cruz

 

    São Paulo, ao falar das representações do Cristo, não O dissociava da Santa Cruz: "Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou, ante cujos olhos foi apresentada a imagem de Jesus Cristo crucificado?" Gl 3,1

    Ele não vacilava: "... mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos..." 1 Cor 1,23

    E diz do projeto de Deus, que vale para judeus e não judeus: "Desse modo, em Si mesmo Ele (Cristo) queria fazer dos dois povos uma única e nova humanidade pelo restabelecimento da Paz, e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só Corpo pela virtude da Cruz, nela aniquilando a inimizade." Ef 2,15b-16

    Deus crucificado, portanto, é sinal de humildade. E para Seus filhos, que têm Jesus como Modelo, é símbolo de confiança e plena obediência à vontade do Pai. Nosso Santo diz aos coríntios: "Também eu, quando convosco fui ter, irmãos, não fui com o prestígio da eloquência nem da Sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus. Julguei não dever saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado." 1 Cor 2,1-2

    Citando classes de anjos caídos, também diz do feito de Jesus contra os projetos do Maligno, que a todos cuida de assombrar com a morte: "Espoliou os principados e potestades, expondo-os ao ridículo, deles triunfando através da Cruz." Cl 2,15

    Declarou, por fim, sua condição de cristão: "Na realidade, pela eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à Cruz de Cristo." Gl 2,19

    Ele lamenta: "Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da Cruz de Cristo, cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só têm prazer no que é terreno. Nós, porém, somos cidadãos dos Céus." Ef 3,18-20a

    E diz de quê se gloriava: "Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." Gl 6,14

    Ora, o significado da Cruz na mensagem deixada por Jesus é absoluto. Ela é o sinal maior do amor de Deus, por representar o Sacrifício de Seu Filho, pelo qual temos a redenção de nossos pecados. De fato, desde Sua primeira manifestação pública em Jerusalém, Ele já predizia Seu destino: "Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que n'Ele crer tenha a Vida Eterna." Jo 3,14-15

    Por isso, bem antes de Sua Paixão, Ele já recomendava a cruz como sinal de despojamento de mundanos valores e de disposição para enfrentar contrariedades ao anunciar Sua Palavra, pois ela é o próprio Caminho da Salvação: "Se alguém quiser vir Comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me." Mt 16,24

    E advertia: "Quem não toma sua cruz e não Me segue, não é digno de Mim. Aquele que tentar salvar sua vida, perdê-la-á. Aquele que a perder, por Minha causa, reencontrá-la-á." Mt 10,38-39