quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Inseguranças

 

    Longe de vacilações, São Paulo estimula-nos a lutar pela , ciente de que isso inclui sofrimentos: "Quer eu vá ter convosco quer permaneça ausente, desejo ouvir que estais firmes em um só espírito, unanimemente lutando pela fé do Evangelho, sem em nada vos deixardes intimidar pelos vossos adversários. Para eles isto é motivo de perdição, mas para vós de Salvação. E é a vontade de Deus, porque a vós é dado não somente crer em Cristo, mas ainda sofrer por Ele. Sustentais o mesmo combate que me tendes visto travar, e no qual sabeis que eu continuo agora." Fl 1,27b-30

    Ele ressalta: "Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de Sabedoria." 2 Tm 1,7

    O próprio Jesus, advertindo de contrariedades, já nos instava: "No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." Jo 16,33

    Pois as profecias do Apóstolo dos Gentios para nossa sociedade não são nada boas: "Os homens tornar-se-ão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, negando-lhe, entretanto, a autoridade. Dessa gente, afasta-te!" 2 Tm 3,2-5

    E elogiando a obediência dos romanos, ele avisava das heresias que sempre são apresentadas em sedutoras embalagens: "Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da Doutrina que recebestes. Evitai-os! Esses tais não servem a Cristo Nosso Senhor, mas ao próprio ventre. E com adocicadas palavras e lisonjeira linguagem enganam os simples corações. Vossa obediência tornou-se notória em toda parte, razão porque eu me alegro a vosso respeito. Mas quero que sejais prudentes no tocante ao bem, e simples no tocante ao mal." Rm 16,17-19

    Pois apesar de tudo não podemos afastar-nos de nossa missão como cristãos, que Jesus mesmo ditou: "Eu envio-vos como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. Cuidai-vos dos homens." Mt 10,16-17a

    De fato, se verdadeiramente inspirados pelo Espírito de Deus entendemos o que Nosso Salvador disse, quando nos ensinou a abandonar a falsa prudência dos mundanos cuidados: "Porque quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, mas quem sacrificar sua vida por amor a Mim, salvá-la-á." Lc 9,24

    Ora, Ele garantiu que Deus estava no controle de tudo: "Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de Vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós." Mt 10,29-31

    Entre os Apóstolos, dado o privilégio que tiveram de presenciar Seus milagres, Jesus não tolerava nem mesmo o medo de morrer. É o que vemos quando o vento e as ondas jogavam o barco de um lado para outro, e eles atemorizavam-se. Ele severamente repreendeu-os: "Por que este medo, gente de pouca fé?" Mt 8,26

    E dizia sobre os vacilantes: "Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus." Lc 9,62

    O sagrado autor dos Provérbios, enfim, já atinava: "O temor dos homens prepara um laço, mas quem confia no Senhor permanece seguro." Pr 29,25