quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Sois Deuses

 

    Foi o próprio Jesus que disse, invocando os Salmos: "Vós sois deuses...(Sl 81,6)"? Jo 10,34

    E o sentido é exatamente o que se lê: essas palavras dizem o que dizem. Ou, como os fariseus, iríamos negar até mesmo que Jesus é o Filho de Deus? Pois diante de tão tacanha formação espiritual, Ele próprio viu-Se obrigado a argumentar: "Se a Lei chama deuses àqueles a quem a Palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser desprezada, como acusais de blasfemo Aquele a Quem o Pai santificou e enviou ao mundo, porque Eu disse: 'Sou o Filho de Deus?'" Jo 10,35-36

    Resta, porém, uma maior provocação: o que Deus quis dizer ao falar em fazer o ser humano à Sua semelhança? Se nesses tempos de vaidade, exibicionismo e ostentação, quando diária e acintosamente manipulamos a realidade, ser imagem d'Ele deixou de ter qualquer significado, o que dizer então da semelhança de Deus? Está lá no Gênesis: "Então Deus disse: "Façamos o homem à Nossa imagem e semelhança." Gn 1,26

    Ora, São Pedro, falando na natureza divina e invocando a purificação dos pecados, não vacila: "... temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo." 2 Pd 1,4

    Ele também invoca o Levítico, e fala de santidade"À maneira de obedientes filhosjá não vos amoldeis aos desejos que antes tínheis, no tempo de vossa ignorância. A exemplo da santidade d'Aquele que vos chamou, também sede vós santos em todas vossas ações, pois está escrito: 'Sede santos, porque Eu sou Santo' (Lv 11,44)." 1 Pd 1,14-16

    Os seguidores da tradição de São Paulo, de fato, também apontam: "Nossos pais humanos, por pouco tempo, corrigiam-nos como melhor lhes parecia. Deus, porém, corrige-nos para nosso bem, a fim de que sejamos participantes da Sua própria santidade." Hb 12,10

    E o próprio São Paulo diz da nova condição do cristão: "... aquele se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17

    Também fala da recuperação da imagem de Deus: "Vós despiste-vos do velho homem com seus vícios, e revestiste-vos do novo, que constantemente vai restaurando-se à imagem d'Aquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento." Cl 3,9b-10

    Pois Messias veio reconciliar a humanidade com o Pai e devolver a perdida semelhança. Sem dúvida, o Pai quer Seus filhos à Sua volta: "... também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos. E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou." Rm 8,29-30

    Ele escreveu: "Por Ele (Cristo) é que tivemos acesso a essa Graça, na qual estamos firmes e gloriamo-nos na esperança de um dia possuir a Glória de Deus." Rm 5,2

    Já São João Evangelista, sempre de profunda espiritualidade, categoricamente ensina: "Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto O veremos como Ele é." 1 Jo 3,2