sábado, 5 de agosto de 2023

Amor de Salvação

 

    O amor que nos salva não é apenas afeição. Vai muito além e está bem expresso no primeiro Mandamento. Trata-se do amor a Deus, também chamado de salvífico amor, no qual o amor a nossos semelhantes se inclui, pois é a total doação, como Jesus exaltou ao ser questionado por um doutor da Lei: "'Mestre, qual é o maior Mandamento da Lei?' Respondeu Jesus: 'Amarás o Senhor Teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de toda tua força (Dt 6,5). Este é o maior e o primeiro Mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Nesses dois Mandamentos resumem-se toda a Lei e os Profetas.'" Mt 22,36-40

    Nosso Salvador realmente falou de um amor que ia além de nossa melhores relações pessoais: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem ama seu filho mais que a Mim, não é digno de Mim." Mt 10,37

    Pregou um bem querer que ultrapassa qualquer repugnância: "Tendes ouvido o que foi dito: 'Amarás teu próximo e poderás odiar teu inimigo.' Eu, porém, digo-vos: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?" Mt 5,43-44.46

    E colocou Seu amor por nós como parâmetro: "Este é Meu Mandamento: amai-vos uns aos outros como Eu vos amo. Ninguém tem maior amor que aquele que dá sua vida por seus amigos." Jo 15,12-13

    Ele também acusava os judeus, em geral, que não acreditavam em Suas obras nem tinham o amor de Deus, exatamente por não guardarem a Palavra: "Mas tenho maior testemunho que o de João, porque as obras que Meu Pai Me deu para executar, essas mesmas obras que faço, testemunham a Meu respeito que o Pai Me enviou. Vós nunca ouvistes Sua voz nem vistes Sua face... e não tendes Sua Palavra permanentemente em vós, pois não credes n'Aquele que Ele enviou. Não espero Minha Glória dos homens, mas sei que não tendes em vós o amor de Deus." Jo 5,36.37b-38.41-42

    São João Evangelista, sempre muito inspirado, bem sintetizou essa superação: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, nele não está o amor do Pai." 1 Jo 2,15

    Ele esclarece: "Caríssimos, amemo-nos uns aos outros porque o amor vem de Deus. E todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus." 1 Jo 4,7

    É, de fato, um sobrenatural amor, como Jesus rezou ao Pai: "Manifestei-lhes Teu Nome, e ainda hei de manifestá-lhO, para que o amor com que Me amaste neles esteja, e Eu neles." Jo 17,26

    E o Amado Discípulo, citando a Comunhão e a moção do Divino Paráclito, arremata: "Se mutuamente nos amarmos, Deus permanece em nós e Seu amor em nós é perfeito. Nisto é que conhecemos que n'Ele estamos e Ele em nós, por Ele ter-nos dado Seu Espírito." 1 Jo 4,12b-13

    Pois só pela ação do Espírito de Deus nos é dado conhecer esse amor, como São Paulo diz: "E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado." Rm 5,5