sábado, 12 de agosto de 2023

DEUS

 

    Deus apresentou-Se a Moisés como Aquele que é, independentemente de qualquer condição: "EU SOU AQUELE QUE SOU." Ex 3,14

    No livro de Macabeus, sabemos que não lugar no Cosmos onde Ele não predomine: "Senhor do universo..." 2 Mc 14,35

    Ora, o Gênesis já atestava: "... Deus fez a terra e os céus..." Gn 2,5

    E Ele entrou na História, sempre coerente e fiel em Suas Alianças: "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó..." Ex 3,6

    Sempre demonstrou, pois, muita Sabedoria"Deus é sábio em Seu coração..." Jó 9,4a

    Aliás, excede em muito nossa capacidade: "Deus é grande demais para que O possamos conhecer; o número de Seus anos é incalculável." Jó 36,26

    O salmista canta Sua Misericórdia, um de Seus maiores atributos: "O Senhor é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência." Sl 102,8

    Ao Profeta Isaías, Ele revelou-Se como Pai das consolações: "Eu, Eu mesmo sou Vosso Consolador!" Is 51,12

    Já Ezequiel teve essa visão"Acima dessa abóbada havia uma espécie de trono, semelhante a uma pedra de safira, e bem no alto dessa espécie de trono, uma Silhueta Humana. Vi que ela possuía um vermelho fulgor, como se houvesse sido banhada no fogo, desde o que parecia ser Sua cintura, para cima, enquanto que, para baixo, vi algo como fogo que esparzia clarões por todos lados. Como o arco-íris que aparece nas nuvens em dias de chuva, assim era o resplendor que a envolvia. Era esta visão a imagem da Glória do Senhor." Ez 1,26-28

    Daniel teve outra; "Continuei a olhar até o momento em que foram preparados alguns tronos, e um Ancião chegou e sentou-Se. Brancas como a neve eram Suas vestes, e tal como a pura lã era Sua cabeleira. Seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente. Saído de diante d'Ele, corria um rio de fogo. Milhares de milhares serviam-nO, milhões de milhões assistiam-nO! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos. Sempre olhando a noturna visão, vi um Ser, semelhante ao Filho do Homem, vir sobre as nuvens do Céu: dirigiu-Se para o lado do Ancião, diante de Quem foi conduzido. A Ele foram dados império, Glória e realeza, e todos povos, todas nações e povos de todas línguas serviram-nO. Seu domínio será eterno; nunca cessará e Seu Reino jamais será destruído." Dn 7,9-10.13-14

    Jesus, por Sua vez, revelou-Se como outra Pessoa de Deus: "Eu e o Pai somos Um." Jo 10,30

    E falou de uma Terceira Pessoa de Deus, que para sempre e exclusivamente ficaria com a Igreja: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê nem O conhece." Jo 14,16-17a

    Por fim, temos essa revelação feita a São João Evangelista: "Então Aquele que está assentado no trono disse: 'Eis que Eu renovo todas coisas.' Disse ainda: 'Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.' Novamente, disse-me: 'Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede, Eu gratuitamente darei de beber da fonte da Água Viva. O vencedor herdará tudo isso. E Eu serei Seu Deus, e Ele será Meu filho.'" Ap 21,5-7