sexta-feira, 12 de abril de 2024

A Purificação do Coração

 

    No Sermão da MontanhaJesus indicou: "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!" Mt 5,8

    Sem dúvida, Deus quer nosso coração por inteiro, como já estava no Deuteronômio: "Jesus respondeu-lhe: 'O primeiro de todos Mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor Nosso Deus é o único Senhor. Amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração...(Dt 6,4s)" Mc 12,29-30a

    Por isso, o salmista já cantava"Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado. Ó Meu Deus, criai em mim um puro coração, e renovai-me com um espírito de firmeza. Meu sacrifício, ó Senhor, é um contrito espírito, um arrependido e humilhado coração, ó Deus, que não haveis de desprezar." Sl 50,4.12.19

    Eis que São Tiago Menor exorta: "Sede submissos a DeusResisti ao Demônio, e ele fugirá para longe de vós. Aproximai-vos de Deus, e Ele aproximar-Se-á de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai vossos corações, ó homens de dupla atitude." Tg 4,7-8

    E São Paulo recomenda a São Timóteo fugir das tentações, buscando as coisas do alto em companhia dos que bem participam da Santa Missa: "Foge das paixões da mocidade, com empenho busca a justiça, a , a caridade e a Paz, junto àqueles que invocam o Senhor com pureza de coração." 2 Tm 2,22

    De fato, Nosso Salvador aponta o coração como fonte dos pecados com os quais desastrosamente consentimos, portanto espelho de nossa índole moral: "Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias." Mt 15,19

    E só um coração previamente tocado por Deus está apto para acolher Sua Palavra e dar frutos, como Jesus explicou na parábola do semeador: "A (semente) que caiu na boa terra são aqueles que ouvem a Palavra com reto e bom coração, retêm-na e dão fruto pela perseverança." Lc 8,15

    A purificação do coração acontece, pois, por 3 atributos. Pela Caridade. Jesus ensinou: ""... dai em esmola do que possuís, e para vós tudo será purificado." Lc 11,41

    São Pedro evoca os Provérbios: "Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre uma multidão dos pecados (Pr 10,12)." 1 Pd 4,8

    Pela Castidade. Jesus disse: "... todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração." Mt 5,28

    Desde os primórdios, o livro do Êxodo já exigia espiritual continência: "... não cobiçarás a mulher de teu próximo..." Ex 20,17b

    E pela Verdade. Jesus sentenciou: "Todo aquele que é da Verdade ouve Minha voz." Jo 18,37

    Autor da Graça, o Espírito Santo foi chamado por Jesus de 'Espírito da Verdade', mas só está disponível para a Igreja: "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,17