quarta-feira, 27 de março de 2024

Corpo Santo

 

    A Ressurreição de Jesus já havia sido profetizada desde os Salmos. Cantando a Deus, o salmista, que deve ser entendido como o próprio Cristo, diz: "... Vós não abandonareis Minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que Vosso Santo conheça a corrupção." Sl 15,10

    E as provas que Jesus deu da Ressurreição da Carne foram mais que concretas. Literalmente trata-se de redivivos carne e ossos, ainda que sob ligeiramente distinta condição, pois podem materializar-se ou não. De fato, uma foi a condição na qual Ele Se apresentou a Santa Maria Madalena: em primeiro momento, a ela pareceu ser outra pessoa, em seguida, porém, apresentou-Se de modo a ser reconhecido, mas ainda não podia ser tocado. São João Evangelista assim relata: "Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não O reconheceu. Então lhe perguntou Jesus: 'Mulher, por que choras? Quem procuras?' Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: 'Senhor, se tu O tiraste, dize-me onde O puseste e eu irei buscá-Lo.' Disse-lhe Jesus: 'Maria!' Voltando-se ela, exclamou em hebraico: 'Rabôni! (Mestre!)' Disse-lhe Jesus: 'Não Me retenhas, porque ainda não subi a Meu Pai. Mas vai a Meus irmãos e dize-lhes: 'Subo para Meu Pai e Vosso Pai, Meu Deus e Vosso Deus.'" Jo 20,14-17

    Isso também se deu na aparição aos discípulos que deixaram Jerusalém no Domingo da Ressurreição: "Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-Se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados, e não O reconheceram. Aproximaram-se da aldeia para onde iam e Ele fez como se quisesse passar adiante. Mas eles forçaram-nO a parar: 'Fica conosco, já é tarde e o dia declina.' Então entrou com eles. Aconteceu que, estando conjuntamente sentados à mesa, Ele tomou o pão, abençoou-O, partiu-O e serviu-lhO. Então se lhes abriram os olhos e O reconheceram... mas Ele desapareceu. E diziam um para o outro: 'Não se nos abrasava o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?'" Lc 24,13-16.28-32

    Outra, porém, foi a condição em que pela primeira vez apareceu ao Colégio dos Apóstolos, segundo São Lucas, absolutamente reconhecível e palpável: "Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: 'A Paz esteja convosco!' Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito. Mas Ele disse-lhes: 'Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas em vossos corações? Vede Minhas mãos e Meus pés, sou Eu mesmo. Apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho.' E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas ainda vacilando eles e estando transportados de alegria, perguntou-lhes: 'Tendes aqui alguma coisa para comer?' Então Lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele tomou e comeu à vista deles." Lc 24,36-43

    A Ressurreição, porém, não se deu apenas com Jesus, e dar-se-á com todo ser humano, seja para a Vida Eterna ou para a eterna condenação. São Suas palavras: "... os que praticaram o bem irão para a Ressurreição da Vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados." Jo 5,29

    E, com efeito, no Domingo da Ressurreição muitos ressuscitaram, como atestam as Escrituras. São Mateus registrou: "Os sepulcros abriram-se e os corpos de muitos justos ressuscitaram. Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da Ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas." Mt 27,52-53

    Pelos corpos santos, pois, é-nos dado uma veemente mostra do que São Paulo disse sobre o grande evento que acontecerá no Último Dia: "É necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista de imortalidade." 1 Cor 15,53