domingo, 21 de abril de 2024

Um Só Rebanho

 

    Há um só povo de um só Deus, uma só família de um só Pai, um só rebanho de um só Pastor, filhos de uma só Mãe. Jesus dizia do Seu rebanho para além dos judeus: "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. Também preciso conduzi-las. E ouvirão Minha voz, e haverá um só rebanho e um só Pastor." Jo 10,16

    Ora, os sagrados autores foram categóricos e unânimes em defender e buscar a unidade entre o povo de Deus, que é intrínseca e explícita em Seu projeto. Prenunciando o envio do Espírito Santo, o Profeta Ezequiel, falando por Deus, foi um deles: "... Eu dá-lhes-ei um só coração e animá-los-ei com um Novo Espírito: extrairei de seu corpo o coração de pedra, para substituí-lo por um coração de carne..." Ez 11,19

    E através do Profeta Ezequiel, Deus prometeu que pessoalmente cuidaria de Suas ovelhas: "'Sou Eu que apascentarei Minhas ovelhas, sou Eu que as farei repousar', Oráculo do Senhor Javé. 'A ovelha perdida, Eu procurá-la-ei; a desgarrada, Eu reconduzi-la-ei; a ferida, Eu curá-la-ei; a doente, Eu restabelecê-la-ei, e velarei sobre a que estiver gorda e vigorosa. Apascentá-las-ei todas com justiça.'" Ez 34,15-16

    Essa figura foi evocada pelo salmista: "O Senhor é Nosso Deus. Nós somos o povo do qual Ele é o Pastor, as ovelhas que Suas mãos conduzem." Sl 94,7

    Jesus, por fim, identificou-Se como o Bom Pastor, afirmando: "O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham Vida, e que a tenham em abundância. Eu sou o Bom Pastor. Conheço Minhas ovelhas e Minhas ovelhas conhecem a Mim, como Meu Pai Me conhece e Eu conheço o Pai. Dou Minha Vida por Minhas ovelhas. Eu dou-lhes a Vida Eterna. Elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de Minha mão." Jo 10,10.14-15.28

    Eis que São João Evangelista assim explicou Sacrifício Pascal: "E ele não disse isso por si mesmo, mas, como era o sumo sacerdote daquele ano, profetizava que Jesus havia de morrer pela nação, e não somente pela nação, mas também para que os dispersos filhos de Deus fossem reconduzidos à Unidade." Jo 11,51-52

    São Paulo também comentou a Missão do Reconciliador de toda humanidade, apontando a formação do Corpo Místico de Cristo: "Desse modo, em Si mesmo Ele queria fazer dos dois povos (judeus e pagãos) uma única e nova humanidade pelo restabelecimento da Paz, e ambos reconciliá-los com Deus, reunidos num só Corpo pela virtude da Cruz, nela aniquilando a inimizade." Ef 2,15-16

    Ele foi enfático: "Há um só Senhor, uma só , um só Batismo." Ef 4,5

    E foi dos primeiros a exortar à unidade, que só pode ser alcançada através dos dons do Espírito Santo, ministrados pelos Sacerdotes da Igreja através dos Sacramentos: "Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da Paz." Ef 4,3

    Pois não há dúvida que todo rebanho foi entregue a São Pedro. Nosso Salvador disse-lhe: "Apascenta Meus cordeiros. Apascenta Minhas ovelhas." Jo 21,15b.17b

    Contudo, Ele também afirmou: "As obras que faço em Nome de Meu Pai, estas dão testemunho de Mim. Entretanto, não credes, porque não sois das Minhas ovelhas.'" Jo 10,24-26