sexta-feira, 2 de junho de 2023

A Santa Missa

 

    Durante a Santa Ceia, Jesus pediu: "Fazei isto em memória de Mim." Lc 22,19

    Os cristãos, pois, praticam este culto desde os primeiros dias que se seguiram ao Pentecostes: "Eles perseveravam na Doutrina dos Apóstolos, na reunião em comum, na fração do Pão e nas orações." At 2,42

    E esse culto sempre foi realizado no domingo, dia da Ressurreição do Senhor, como São Paulo fazia: "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o Pão, Paulo, que havia de viajar no seguinte dia, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite." At 20,7

    Ele disse em que esse rito consiste: "Eu exorto-vos, portanto, irmãos, pelas Misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em vivo, santo e agradável sacrifício a Deus: é este vosso culto espiritual. Não relaxeis vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor." Rm 12,1.11

    Ora, em que consistiria ser cristão, ou seja, conhecer e anunciar Cristo, ser Seu representante, senão participando de Seu Sacrifício? O Apóstolo dos Gentios diz: "Anseio pelo conhecimento, de Cristo e do poder da Sua Ressurreição, pela participação em Seus sofrimentos tornando-me semelhante a Ele na morte, com a esperança de conseguir a Ressurreição dentre os mortos." Fl 3,10-11

    É através de nossos corpos, portanto, que devemos dar Glórias: "Glorificai a Deus, pois, em vosso corpo." 1 Cor 6,20

    Eis porque ele desabona até a tradição judaica da circuncisão e exalta a Unção do Santo Paráclito, o prometido do Pai, pelo Qual nos é concedido celebrar a Santa Eucaristia: "Porque os verdadeiros circuncisos somos nós, que prestamos culto a Deus pelo Espírito de Deus, e pomos nossa Glória em Jesus Cristo, e não confiamos na carne." Fl 3,3

    De fato, segundo São Pedro essa é a razão de ser da Igreja: "... vós também vos tornais os materiais deste espiritual edifício, um santo sacerdócio, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo." 1 Pd 2,5

    Já o cego de nascença, curado por Jesus, bem sabia a importância de prestar culto a Deus: "Sabemos, porém, que Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem Lhe presta culto e faz Sua vontade." Jo 9,31

    Nosso Salvador, ademais, determinou o total restabelecimento de Sua Paz durante os cultos: "Se estás, portanto, para fazer tua oferta diante do altar, e te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá tua oferta diante do altar e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão. Só então vem fazer tua oferta." Mt 5,23-24

    E o Apóstolo dos Gentios sentencia contra as falsas eucaristias: "E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o Cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da Mesa do Senhor e da mesa dos demônios." 1 Cor 10,20b-21

    Ele ensinou: "Assim, todas vezes que comeis desse Pão e bebeis desse Cálice, anunciais a Morte do Senhor até que Ele venha." 1 Cor 11,26