sábado, 10 de junho de 2023

A Igreja Católica

 

    Não há dúvida de que a Igreja é de Jesus, que é Ele que a edifica e que ela é invencível. Ele disse: "E Eu declaro-te: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja. As portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16,18

    De fato, é São Pedro que vai confirmar todos demais Apóstolos, pois nele Jesus concentrou toda Suas preces ao Pai: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para peneirar-vos como o trigo. Mas Eu roguei por ti, para que tua confiança não desfaleça. E tu, por tua vez, confirma teus irmãos." Lc 22,31-32

    Sem dúvida, só de São Pedro Ele exigiu uma profissão de fidelidade, e perante dois dos mais íntimos Apóstolos: São Tiago MaiorSão João Evangelista: "Simão, filho de João, amas-Me mais que a estes?" Jo 21,15b

    E só a ele entregou todo Seu rebanho, de cordeiros a ovelhas: "Apascenta Meus cordeiros. Apascenta Minhas ovelhas." Jo 21,16b.17c

    Também por uma sentença de Jesus, São Pedro é o único a receber, e de Suas próprias mãos, as chaves do Reino de Deus: "Eu dá-te-ei as chaves do Reino dos Céus: tudo que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos Céus." Mt 16,17-19

    E se Ele não esclareceu plenamente todas coisas, enviou Seu Espírito para que sempre nos ilumine sobre todos assuntos que devemos saber: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas agora não podeis suportá-las. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensiná-vos-á toda Verdade, porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciá-vos-á as coisas que virão." Jo 16,12-13

    São Paulo, pois, afirma que a Igreja é a própria "... Casa de Deus, que é a Igreja de Deus Vivo, coluna e sustentáculo da Verdade." 1 Tm 3,15

    De fato, Jesus disse que ela é uma só: "... ouvirão Minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor." Jo 10,16

    Ele falou que nessa Unidade está a própria Glória de Deus, como rezou ao Pai pelos Apóstolos: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um: Eu neles e Tu em Mim. Para que sejam Perfeitos na Unidade e o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste como amaste a Mim." Jo 17,22-23

    Por isso, o Apóstolo dos Gentios pede por nossos Sacerdotes"Suplicamo-vos, irmãos, que reconheçais aqueles que arduamente trabalham entre vós para dirigir-vos no Senhor e admoestar-vos. Tende para com eles singular amor, em vista do cargo que exercem. Conservai a Paz entre vós." 1 Ts 5,12-13

    Ele garante a ação do Santo Paráclito nessa edificação: "É n'Ele (Cristo) que todo o edifício, harmonicamente disposto, levanta-se até formar um Santo Templo no Senhor. É n'Ele que vós também entrais, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus." Ef 2,21-22

    Ora, é o próprio Jesus que santifica a Igreja: "... Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela Água do Batismo com a Palavra, para a Si mesmo apresentá-la toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito, mas santa e irrepreensível." Ef 5,25-27