domingo, 12 de maio de 2024

A Ascensão do Senhor

    Da Ascensão de Jesus aos Céus, em seu Evangelho São Lucas anotou três detalhes: que Jesus subiu abençoando os Apóstolos; que eles O adoraram, gesto que só se deve prestar a Deus; e a alegria que deles tomou conta: "Enquanto os abençoava, separou-Se deles e foi arrebatado ao Céu. Depois de terem-nO adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo." Lc 24,51-52

    Este evangelista também havia indicado o exato lugar onde se deu a Ascensão: "Depois, levou-os para Betânia e, levantando as mãos, abençoou-os." Lc 24,50

    Ora, Jesus já havia advertido os Apóstolos, quando prometeu Sua Carne como o alimento da Vida Eterna: "Sabendo que Seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: "Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes?" Jo 6,61-62

    Ele voltou ao assunto quando falou da Vinda do Espírito Santo, como prova da Verdade sobre Sua Divindade: "E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo. Ele convencê-lo-á a respeito da justiça, porque Eu Me vou para junto de Meu Pai e vós já não Me vereis." Jo 16,8.10

    E abertamente pregou no Templo de Jerusalém durante a Festa das Tendas: "Ainda por um pouco de tempo estou convosco, e então vou para Aquele que Me enviou. Buscá-Me-eis sem Me achar, nem podereis ir para onde estou." Jo 7,33b-32

    Também afirmou perante o Sinédrio, quando O julgaram: "Perguntaram-Lhe: 'Dize-nos se és o Cristo!' Respondeu-lhes Ele: 'Se Eu vos disser, não Me acreditareis, e se vos fizer qualquer pergunta, não Me respondereis. Mas, doravante, o Filho do Homem estará sentado à direita do poder de Deus.'" Lc 22,67-69

    Já segundo São Mateus, momentos antes da Ascensão Ele assegurou aos Apóstolo de Sua plena autoridade também nos Céus, pediu-lhes que ministrassem os Sacramentos, que o Evangelho fosse ensinado em sua absoluta integridade, sem que nenhuma palavra fosse sonegada, e garantiu-lhes que estaria com a Igreja até o fim dos tempos: "Mas Jesus, aproximando-Se, disse-lhes: 'Toda autoridade foi-Me dada no Céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas nações. Batizai-as em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos dias, até o fim do mundo.'" Mt 28,18-20

    E São Paulo cita um salmo para descrever os dons espirituais derramados sobre a Igreja: "Mas a cada um de nós foi dada a Graça, segundo a medida do dom de Cristo, pelo que diz: 'Quando subiu ao alto, levou muitos cativos, cumulou de dons os homens (Sl 67,19).' Ora, que quer dizer Ele subiu, senão que antes havia descido a esta terra? Aquele que desceu também é Aquele que subiu acima de todos Céus, para encher todas coisas." Ef 4,7-10

    De fato, os salmos já profetizavam: "Por entre aclamações subiu Deus, o Senhor, ao som das trombetas. Cantai à Glória de Deus, cantai. Cantai à Glória de Nosso Rei, cantai. Porque Deus é o Rei do Universo. Entoai-Lhe, pois, um hino! Deus reina sobre as nações, Deus está em Seu sagrado trono." Sl 46,6-9

    Por isso, o Apóstolo dos Gentios prega: "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, Vossa Vida, aparecer, então vós também aparecereis com Ele na Glória." Cl 3,1-4