sábado, 3 de maio de 2025

São Filipe Apóstolo

 

    No Evangelho Segundo São João, Jesus já havia sido apresentado como o Salvador, e nomeado Simão de Pedro, quando veio a deparar-Se com São Filipe no caminho de volta a Sua terra, por adoção (cf. Mt 2,1), e também deles. Além de apontar seu lugar de origem, o que lhe atesta grande intimidade com dois dos mais renomados Apóstolos, sendo um o principal deles, essa cena revela nosso Apóstolo como um eremita, lentamente vagando pelas margens do Jordão, e também seguidor de São João Batista, pois ia ao seu encontro, um pouco adiante de São Bartolomeu: "No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-Se à Galileia. Encontra Filipe e diz-lhe: 'Segue-Me'. Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro." Jo 1,43-44

    Ao tomar o caminho de volta por força de tão arrebatador convite, afirmativamente sobrenatural, São Filipe vai dar testemunho do Messias chamando mais um futuro Apóstolo, São Bartolomeu, em hebraico chamado de Natanael, seu companheiro de retiros em ermitério, ali em pleno exercício, e mais um seguidor do Batista: "Filipe encontra Natanael e diz-lhe: 'Achamos Aquele de Quem Moisés escreveu na Lei e que os Profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José'. Respondeu-lhe Natanael: 'Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?' Filipe retrucou: 'Vem e vê.'" Jo 1,45-46

    Ora, assim agindo por inspiração do Espírito Santo, São Filipe estava antecipando-se ao próprio Jesus, que, por Sua Onisciência, vai dizer a São Bartolomeu: "Antes que Filipe te chamasse, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira." Jo 1,48

    Na convocação e instituição dos Doze Apóstolos, São Filipe é sempre o quinto, invariavelmente depois de São Pedro, Santo André, São Tiago Maior e São João, não necessariamente nesta ordem, seja nos Evangelhos Sinóticos seja no Livro de Atos dos Apóstolos. Ou seja, é sempre o primeiro do segundo dos três grupos de quatro Apóstolos, o que significa estar à frente de São Bartolomeu, São Mateus e São Tomé, reconhecidamente homens de intelecto. Aqui citamos a lista do Evangelho Segundo São Marcos: "Escolheu estes Doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele também escolheu André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que O entregou." Mc 3,16-19

    Grande estudioso das Escrituras, é a São Filipe, sempre de espírito racional e pragmático, que Jesus vai provocar antes de realizar a multiplicação dos pães e dos peixes: "Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com Ele e disse a Filipe: 'Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?' Assim falava para experimentá-lo, pois bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-Lhe: 'Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço.'" Jo 6,5-7

    E é por intermédio de São Filipe que chegará a Jesus a notícia de que o Evangelho já havia chegado a terras muito distantes, às antigas colônias de Grécia, para Ele um sinal de que Sua Paixão estava próxima: "Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa. Estes aproximaram-se de Filipe (aquele de Betsaida de Galileia) e rogaram-lhe: 'Senhor, quiséramos ver Jesus.' Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe disseram-no ao Senhor. Respondeu-lhes Jesus: 'É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado.'" Jo 12,20-23

    Ora, é nosso Apóstolo que ansiava por ver Deus Pai, e assim vai levar Jesus a revelar-Se como Sua imagem, dizendo que é impossível separar Um do Outro, ou seja, um novo aceno para a Santíssima Trindade (cf. 10,30), pois vivem em absoluta Comunhão. De fato, enquanto Jesus falava sobre o Pai, vai ser interrompido: "Disse-Lhe Filipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai! E isso basta-nos.' Respondeu Jesus: 'Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheceste, Filipe? Aquele que Me viu, também viu o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai?'" Jo 14,8-9

    Contudo, nosso Santo é frequentemente confundido com São Filipe de Cesareia, um dos sete primeiros diáconos, que teve fulguroso ministério e é citado pela primeira vez no Livro de Atos dos Apóstolos, quando São Pedro decide uma questão de serviço vocacional, instituindo a ordenação dos primeiros auxiliares dos Apóstolos: "... escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de Sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício (distribuir o pão entre as viúvas gregas). Escolheram Estêvão, homem cheio de e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia." At 6,3.5