quarta-feira, 24 de maio de 2023

Deus dá Condições

 

    São Paulo assentou: "Aliás, sabemos que todas coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo Seus desígnios." Rm 8,28

    E Jesus garantiu a obra da Divina Providência: "Considerai os corvos: eles não semeiam, nem ceifam, nem têm despensa, nem celeiro. Entretanto, Deus sustenta-os. Quanto mais valeis vós que eles? Mas qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? Se vós, pois, não podeis fazer nem as mínimas coisas, por que estais preocupados com as outras? Considerai os lírios, como crescem: não fiam, nem tecem. Contudo, digo-vos: nem Salomão em toda sua glória jamais se vestiu como um deles. Se Deus, portanto, assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã lança-se ao fogo, quanto mais a vós, homens de pequenina !" Lc 12,24-28

    Ele arrematou: "Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, Vosso Pai Celeste sabe que necessitais de tudo isso. Antes buscai o Reino de DeusSua justiça, e todas estas coisas sê-vos-ão dadas em acréscimo." Mt 6,31-33

    Sem dúvida, entendamos ou não, Deus tem o controle de tudo, como o salmista canta, e bem sabe o que faz: "Ó Senhor, quão variadas são Vossas obras! Feitas, todas, com Sabedoria, a terra está cheia das coisas que criastes. Eis o mar, imenso e vasto, onde, sem conta, agitam-se grandes e pequenos animais. Todos esses seres esperam de Vós que lhes deis de comer a seu tempo. Vós dai-lhes e eles recolhem-no, abris a mão e fartam-se de bens. Se desviais o rosto, eles perturbam-se. Se lhes retirais o sopro, expiram e voltam ao pó donde saíram." Sl 103,24-25.27-29

    Eis que São Pedro reza: "... Graça e Paz sejam-vos dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, Nosso Senhor! O divino poder deu-nos tudo que contribui para a Vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou por Sua Glória e Sua virtude." 2 Pd 1,2-3

    E o Apóstolo dos Gentios diz do Ministério do Espírito Santo"Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza. Porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com inefáveis gemidos." Rm 8,26

    Ele pregava: "Exorta os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança em volúveis riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas coisas para delas fruirmos." 1 Tm 6,17

    São João Evangelista, pois, assegura a inviolabilidade dos planos de Deus: "A confiança que n'Ele depositamos é esta: em tudo quanto Lhe pedirmos, se for conforme Sua vontade, Ele atendê-nos-á." 1 Jo 5,14

    Ora, são nossos projetos que precisam ser suficientemente amadurecidos e bons para que se encaixem nessa grande obra da verdadeira e definitiva família humana. Se eles realmente estiverem fundamentados no bem comum, podemos estar certo que Deus vai colaborar com todos benefícios e contra todas dificuldades. São Paulo diz dos dons do Espírito Santo: "Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Também há diversas operações, mas é o mesmo Deus que tudo opera em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para comum proveito." 1 Cor 12,4-7

    De fato, Jesus afirma: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais Vosso Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que LhO pedirem." Lc 11,13