sexta-feira, 10 de maio de 2024

A Vontade de Deus

    Jesus ensinou-nos a rezar no Pai Nosso: "... seja feita Vossa vontade, assim na terra como no Céu." Mt 6,10

    E disse estas palavras, enquanto agonizava no Jardim das Oliveiras: "Pai, se é de Teu agrado, afasta de Mim este cálice! Não se faça, porém, Minha vontade, mas sim a Tua." Lc 22,42

    Dizia da perenidade de Seus ensinamentos: "Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se Minha Doutrina é de Deus ou se falo de Mim mesmo." Jo 7,17

    E foi taxativo: "Nem todo aquele que Me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus." Mt 7,21

    Ora, tempos antes o salmista já pedia pela condução do Divino Paráclito: "Ensinai-me a fazer Vossa vontade, pois sois Meu Deus. Que Vosso Espírito de bondade me conduza pelo reto caminho." Sl 142,10

    E Ananias emblematicamente anunciou a São Paulo, nos dias de sua conversão: "O Deus de nossos pais predestinou-te para que conhecesses Sua vontade..." At 22,14

    O Apóstolo dos Gentios, pois, recomendava: "Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus." Ef 5,17

    Por isso, ele rezava: "... não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da Sua vontade..." Cl 1,9

    Exortava os romanos: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe agrada e o que é perfeito." Rm 12,2

    Eis que ele resume: "Esta é a vontade de Deus: vossa santificação!" 1 Ts 4,3a

    E disse a São Timóteo"... Deus, Nosso Salvador, o Qual deseja que todos homens se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade." 1 Tm 2,34

    De fato, em nome da evangelização através do exemplo de vida, Jesus faz recordar nossa inalienável obrigação de cuidar dos mais fracos, entre os quais Ele inclui as crianças: "Assim é a vontade de Vosso Pai Celeste, que não se perca um só destes pequeninos." Mt 18,14

    Porque se fomos tocados pela Palavra de Deus, antes que um privilégio, para com nossos irmãos temos uma obrigação. São Tiago Menor diz: "Por Sua vontade é que Ele nos gerou pela Palavra da Verdade, a fim de que sejamos como que as primícias de Suas criaturas." Tg 1,18

    E São Paulo diz que a Salvação é um plano de adoção, amorosamente conduzido por Deus Pai através da irmandade proposta por Jesus: "Em Seu amor, predestinou-nos para sermos adotados como Seus filhos por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua livre vontade..." Ef 1,5

    Ademais, São João Evangelista explica: "A confiança que n'Ele (Jesus) depositamos é esta: em tudo quanto Lhe pedirmos, se for conforme à Sua vontade, Ele atendê-nos-á." 1 Jo 5,14