domingo, 5 de maio de 2024

A Igreja

 

    A Igreja é uma só, assim como existe um só Deus e uma só Verdade, que é o próprio Jesus. Ele afirmou: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Jo 14,6b

    E Nosso Salvador prometeu que permanentemente estaria com Seus Sacerdotes até o Juízo Final, sem jamais os abandonar: "Eis que convosco estou todos dias, até o fim do mundo." Mt 28,20b

    São Paulo, pois, diz que os dons de Deus têm apenas uma razão de ser: a própria Igreja: "A cada um é dada a manifestação do Espírito para comum proveito." 1 Cor 12,7

    Por isso, ele reclama respeito aos Sacerdotes da Igreja: "Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos infundiu Seu Santo Espírito." 1 Ts 4,8

    Ora, a Igreja é o Corpo Místico de Cristo, como este Apóstolo reza: "Rogo ao Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória... ressuscitando-O dos mortos e fazendo-O sentar à Sua direita no Céu... constituiu-O Supremo Chefe da Igreja, que é Seu Corpo, o receptáculo d'Aquele que enche todas coisas sob todos aspectos." Ef 1,17.20.22-23

    E ela sempre teve uma sede, primeiro Jerusalém depois Roma, de onde partiam as decisões. São Paulo e São Timóteo, dando exemplo, defendiam o Primeiro Concílio para fazê-la crescer na Unidade: "Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões que haviam sido tomadas pelos Apóstolos e Anciãos em Jerusalém. Assim as igrejas eram confirmadas na , e dia a dia cresciam em número." At 16,4-5

    As interpretações das Escrituras, portanto, devem ser feitas segundo instrução dos membros da Igreja, como pediu o ministro da rainha da Etiópia: "Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o Profeta Isaías, e perguntou-lhe: 'Porventura entendes o que estás lendo?' Respondeu-lhe: 'Como é que posso, se não há alguém que mo explique?' E rogou a Filipe que subisse e sentasse-se junto a ele." At 8,30-31

    O próprio São Paulo, no início de seu apostolado, foi conhecer São Pedro logo que pôde ir a Jerusalém, para inteirar-se da Sã Doutrina: "Três anos depois, subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e com ele fiquei quinze dias." Gl 1,18

    E mais uma vez foi lá para uma nova conferência com São Pedro, São Tiago Menor e São João Evangelista, para ter plena certeza a respeito do que estava ensinando: "Catorze anos mais tarde, outra vez subi a Jerusalém com Barnabé, comigo também levando Tito. E subi em consequência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos, e isso particularmente aos que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão." Gl 2,1-2

    Sua própria conversão, aliás, que se deu por uma aparição de Jesus, não lhe autorizava a sair ensinando. Nosso Salvador simplesmente tratou de submetê-lo à igreja de Damasco: "Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer." At 9,6b

    Em mais uma defesa dessa coesão, o Apóstolo dos Gentios diz que cada um recebeu uma função para que nos integremos à Igreja, e assim cheguemos à unidade da fé e à maturidade espiritual, que é a santidade: "A uns Ele (Cristo) constituiu Apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus enganadores artifícios." Ef 4,11-14