domingo, 28 de maio de 2023

Ofensas à Verdade

     Atestando a obrigação de testemunhar a Verdade que viu em Jesus, São Paulo diz: "Anunciar o Evangelho não é glória para mim. É uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!" 1 Cor 9,16

    De fato, o salmista já havia percebido o peso da Revelação: "Anunciei a justiça na grande assembleia. Não cerrei meus lábios, Senhor, bem o sabeis. Não escondi Vossa justiça no coração, mas alto proclamei Vossa fidelidade e Vossa Salvação. À grande assembleia, não ocultei Vossa bondade nem Vossa fidelidade." Sl 39,10-11

    Ora, o próprio Jesus disse de Sua Missão: "É para dar testemunho da Verdade que nasci e vim ao mundo. Todo aquele que é da Verdade ouve Minha voz." Jo 18,37b

    Então: que compromisso que temos com a Verdade? Não é o mesmo compromisso que temos com Jesus? Não é Ele a própria Verdade, como afirmou? "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Jo 14,6a

    Por isso, o Apóstolo dos Gentios advertiu para que ninguém sequer dissimulasse: "A ira de Deus manifesta-se do alto do Céu contra toda impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a Verdade." Rm 1,18

    Ele acusa: "Porque, conhecendo a Deus, não O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos e obscureceu-se-lhes o insensato coração. Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos." Rm 1,21-22

    E aponta o que o mundo põe no lugar da Verdade: "Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas frívolas ideias. Eles têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados da Vida de Deus. Indolentes, entregaram-se à dissolução, à apaixonada prática de toda espécie de impureza. Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo, se é que O ouvistes e d'Ele aprendestes, como convém à Verdade em Jesus." Ef 4,17-21

    Eis que Jesus assevera: "Portanto, quem der testemunho de Mim diante dos homens, Eu também darei testemunho dele diante de Meu Pai que está nos Céus. Aquele, porém, que Me negar diante dos homens, Eu também o negarei diante de Meu Pai que está nos Céus." Mt 10,32-33

    Com todas letras, Ele disse que a mentira carrega em si o espírito das trevas, e que ela frontalmente atenta contra a Vida Eterna. Foi quando denunciou os falsos religiosos de Jerusalém: "Vós tendes como pai o Demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na Verdade, porque a Verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." Jo 8,44

    E condenou toda preguiçosa e escusa consciência, como os discípulos que partiram para Emaús antes de testemunhar Sua Ressurreição: "Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo que anunciaram os Profetas!" Lc 24,25

    São Pedro, pois, falou da verdadeira função do Batismo: "Esta água prefigurava o Batismo de agora, que também vos salva. Não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma boa consciência, pela Ressurreição de Jesus Cristo." 1 Pd 3,21