sexta-feira, 15 de março de 2024

Ver o Pai

    Apesar de todas visões e aparições de Deus no Antigo Testamento, Jesus declarou que, exceto Ele mesmo, ninguém realmente O havia visto: "Não que alguém tenha visto o Pai, pois só Aquele que vem de Deus, Esse é que viu o Pai." Jo 6,46

    Ele referia-Se, porém, a vê-Lo na plenitude de Sua Glória, porque a total Revelação resultaria em morte do vidente por limitações da condição carnal, como Deus mesmo disse a Moisés: "'Mas', ajuntou o Senhor, 'não poderás ver Minha face, pois o homem não poderia ver-Me e continuar a viver.'" Ex 33,20

    Esse foi o medo dos pais de Sansão, quando um anjo do Senhor lhes apareceu: "Seguramente vamos morrer, porque vimos Deus!" Jz 13,22b

    Pois quanto a uma mitigada visão, Moisés O via, como quando lhe entregou as Tábuas da Lei: "O Senhor entretinha-Se face a face com Moisés, como um homem fala com seu amigo." Ex 33,11a

    E mesmo não Se apresentando como realmente é, Deus muito impressionou o Profeta Isaías: "'Ai de mim', gritava eu. 'Estou perdido porque sou um homem de impuros lábios, e habito com um povo também de impuros lábios e, no entanto, meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!" Is 6,5

    O Profeta Ezequiel igualmente teve uma visão de Deus, embora tivesse plena ciência de que era apenas a imagem de Sua Glória: "Acima dessa abóbada havia uma espécie de trono, semelhante a uma pedra de safira, e, bem no alto dessa espécie de trono, um Ser de humana aparência. Era esta visão a imagem da Glória do Senhor." Ez 1,26.28b

    Assim, desde então a Beatífica Visão é recorrente tema das EscriturasOs Salmos, entre muitas outras vezes, cantam: "Mas eu, confiado em Vossa justiça, contemplarei Vossa face. Ao despertar, saciar-me-ei com a visão de Vosso Ser." Sl 16,14-15

    Ora, Nosso Salvador mesmo assegurou a São Filipe Apóstolo: "Aquele que Me viu, também viu o Pai." Jo 14,9b

    Porém, acenando para a mais perfeita visão, Ele prometeu no Sermão da Montanha: "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!" Mt 5,8

    São João Evangelista também fez ressalva à plena manifestação da Glória, dizendo que só Jesus pode levar-nos ao Pai: "Ninguém jamais viu Deus. O Único Filho, que está no seio do Pai, foi Quem O revelou." Jo 1,18

    Mas claramente deu outra conotação à Glória, agora se referindo a Seu poder, como quando narrou a transformação da água em vinho nas Bodas de Caná: "Este foi o primeiro milagre de Jesus. Realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou Sua Glória, e Seus discípulos creram n'Ele." Jo 2,11

    O próprio Jesus vai usar dessa conotação antes de ressuscitar São Lázaro, quando respondeu à Santa Marta: "Não te disse Eu: Se creres, verás a Glória de Deus?" Jo 11,40b

    Mas também a distinguiu, rogando ao Pai que no Céu os fiéis pudessem vê-Lo como realmente é: "Pai, quero que, onde Eu estou, Comigo estejam aqueles que Me deste, para que vejam Minha Glória que Me concedeste, porque Me amaste antes da criação do mundo." Jo 17,24

    Ao Amado Discípulo, enfim, foi revelado o que acontecerá nos Céus, na Jerusalém Celestial: "Verão Sua face, e Seu Nome estará em suas frontes." Ap 22,4

    Ele explica: "Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto O veremos como Ele é." 1 Jo 3,2