quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Penitências

 

    Ao iniciar Sua vida pública, essas foram as primeiras palavras de Nosso Salvador: "Desde então Jesus começou a pregar: "Fazei penitência, pois o Reino dos Céus está próximo." Mt 4,17

    Com idêntico propósito, Ele enviou os Apóstolos, desde a primeira missão: "Então chamou os Doze e começou a enviá-los, dois a dois... Eles partiram e pregaram a penitência." Mc 6,7.12

    E como Ele explicou aos Apóstolos no Domingo da Ressurreição, a missão da Igreja é trazer o povo de Deus à contrição espiritual, pela Confissão: "E que em Seu Nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas nações, começando por Jerusalém." Lc 24,47

    Ora, assim faziam os Profetas nos mais difíceis momentos da História de Israel: "Naquele tempo, eu, Daniel, fiz penitência durante três semanas. Não provei alimento delicado algum: não passou em minha boca nem carne nem vinho; absolutamente não me ungi de óleo durante o transcurso dessas três semanas." Dn 10,2-3

    Essa também era a missão dos líderes de Israel, como o rei Josias. O Eclesiástico diz: "Foi divinamente destinado a levar o povo à penitência, e robusteceu a piedade numa época de pecado." Eclo 49,1

    E ainda São Pauloem nome de sua própria Salvação: "Ao contrário, castigo meu corpo e mantenho-o em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de ter pregado aos outros." 1 Cor 9,27

    De fato, Jesus descreveu o que a conversão de um pecador significa para Deus: "Digo-vos que assim haverá maior júbilo no Céu por um só pecador, que fizer penitência, que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lc 15,7

    E o salmista canta: "Meu sacrifício, ó Senhor, é um contrito espírito, um arrependido e humilhado coração, ó Deus, que não haveis de desprezar." Sl 50,19

    Pois só assim podemos achegar-nos a Jesus, como dizem os seguidores da tradição de São Paulo: "E dado que temos um Sumo-Sacerdote estabelecido sobre a Casa de Deus, a Ele acheguemo-nos com sincero coração, com plena firmeza da , o mais íntimo da alma isento de toda mácula de pecado e o corpo lavado com a purificadora Água do Batismo." Hb 10,21-22

    Com efeito, antes mesmo de Jesus iniciar Sua Missão, era São João Batista que, revelando a vontade de Deus, exigia de todo povo uma sincera conversão: "Dai frutos, pois, de verdadeira penitência." Mt 3,8

    O livro da Sabedoria já dizia que Deus pacientemente espera por nosso arrependimento: "... inspirastes a Vossos filhos a boa esperança de que, após o pecado, dá-lhe-eis tempo para a penitência..." Sb 12,19

    Qualquer sensata pessoa, portanto, sabe que não há como nos aproximarmos de Deus sem que antes reconheçamos nossos pecados e busquemos purificar-nos. O salmista admitia: "Se não perdoardes nossas iniquidades, Senhor Javé, quem poderá subsistir diante de Vós?" Sl 129,3