sexta-feira, 22 de março de 2024

A Vida Espiritual

    A realidade anunciada por Jesus deve ser experimentada no íntimo da alma, como Ele disse à samaritana no poço de Jacó: "Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e Verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e Verdade." Jo 4,23-24

    De fato, Ele fala de outra Vida: "Assim como vive o Pai que Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, aquele que comer Minha Carne também viverá por Mim." Jo 6,57

    Em muitos momentos, Sua vida lembrava a de um permanente penitente: "Respondeu Jesus: 'As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.'" Mt 8,20

    E Sua fonte de Vida realmente era sobrenatural: "Entretanto, os discípulos pediam-Lhe: 'Mestre, come.' Disse-lhes Jesus: 'Meu alimento é fazer a vontade d'Aquele que Me enviou, e cumprir Sua obra.'" Jo 4,31.34

    Ora, Nosso Salvador determinou: "Se alguém quiser vir Comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me." Mt 16,24b

    São Paulo assim explicou em que consistia a realidade espiritual vivida pelos Apóstolos, por ele mesmo e pelos reais seguidores do Messias: "Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as más paixões e concupiscências." Gl 5,24

    Grande penitente, ele diz: "O que falta às tribulações de Cristo, completo em minha carne, por Seu Corpo que é a Igreja." Cl 1,24

    E fala em perfeita obediência: "Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra da Doutrina na qual tendes sido instruídos. E, libertados do pecado, tornaste-vos servos da justiça." Rm 6,17-18

    Ele bem sabia para Quem vivia: "É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se ainda quisesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo." Gl 1,10

    Afirmava com toda clareza: "Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade." 1 Ts 4,7-8

    Explicou o que representa a Santa Missa: "Eu exorto-vos, pois, irmãos, pelas Misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em vivo, santo e agradável sacrifício a Deus: é este vosso culto espiritual. Não relaxeis vosso zeloSede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor." Rm 12,1.11

    Realmente pedia que resistíssemos ao mundo: "Eis aqui uma recomendação que te dou, meu filho Timóteo, de acordo com aquelas profecias que foram feitas a teu respeito: amparado nelas, sustenta o bom combate, com fidelidade e boa consciência, pois alguns desprezaram e naufragaram na ." 1 Tm 1,18-19

    Seus seguidores iriam ainda mais longe ao falar em resistência, acenando para o próprio Sacrifício de Cristo: "Atentamente considerai, pois, Aquele que tantas contrariedades sofreu dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado." Hb 12,3-4

    Enfim, o Apóstolo dos Gentios dizia: "Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem . Pois as coisas que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas." 2 Cor 4,17b