segunda-feira, 12 de junho de 2023

A Aversão ao Mundo

 

    São Paulo diz: "Na verdade, julgo como perda todas coisas em comparação a esse supremo bem: o conhecimento de Jesus Cristo, Meu Senhor. Por Ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com Ele." Fl 3,8-9a

    E como um dos resultados da  e da santidade, ele disse dessa vida: "Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto ao Senhor." 2 Cor 5,8

    Ele assim resumia sua vida: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro." Fl 1,21

    Pois seu Ministério haveria de ser levado às últimas consequências: "Ainda que tenha de derramar meu sangue em sacrifício e em serviço de vossa fé, eu alegro-me e felicito-vos." Fl 2,17

    São João Evangelista também registrou: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, nele não está o amor do Pai. Porque tudo que há no mundo, ou seja, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, isto não procede do Pai, mas do mundo." 1 Jo 2,15-16

    Ora, o próprio Jesus dizia: "Quem ama sua vida, perdê-la-á. Mas quem odeia sua vida neste mundo, conservá-la-á para a Vida Eterna." Jo 12,25

    Assim Ele Se distinguia de Seus próprios parentes: "O mundo não vos pode odiar, mas odeia-Me, porque Eu testemunho que suas obras são más." Jo 7,7

    Sem dúvida, pediu a todos, fossem Apóstolos, discípulos ou seguidores: "Em seguida, convocando a multidão e Seus discípulos, disse-lhes: 'Se alguém quer seguir-Me, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me.'" Mc 8,34

    Rezou ao Pai: "Manifestei Teu Nome aos homens que do mundo Me deste. Eram Teus e deste-Mos e guardaram Tua Palavra. Dei-lhes Tua Palavra, mas o mundo odeia-os porque eles não são do mundo, como também Eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do Mal." Jo 17,6.14-15

    E foi bem claro perante Pilatos: "Meu Reino não é deste mundo. Se Meu Reino fosse deste mundo, Meus súditos certamente teriam combatido para que Eu não fosse entregue aos judeus." Jo 18,36a

    O Apóstolo dos Gentios assim Se refere a Paixão de Nosso Salvador"... que por nossos pecados Se entregou para libertar-nos da perversidade do presente mundo, segundo a vontade de Deus, Nosso Pai..." Gl 1,4

    São Tiago Menor, por sua vez, denuncia o adultério e certas 'amizades': "Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Tg 4,4

    E o Amado Discípulo diz do sucesso de certos estilos de vida, apontando "... o espírito do Anticristo, de cuja vinda tendes ouvido, e agora já está no mundo. Vós, filhinhos, sois de Deus, e venceste-lo, porque O que está em vós é maior que aquele que está no mundo. Eles são do mundo. É por isto que falam segundo o mundo, e o mundo ouve-os." 1 Jo 4,3-5