quinta-feira, 8 de junho de 2023

Corpus Christi

 

    Jesus, ainda na sinagoga de Cafarnaum, afirmou: "Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente. E o Pão, que Eu hei de dar, é Minha Carne para a Salvação do mundo." Jo 6,51

    Ele distinguiu-o do mero pão alimento, após multiplicá-lo: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: buscais-Me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que dura até a Vida Eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois n'Ele Deus Pai imprimiu Seu sinal." Jo 6,26-27

    São Paulo dele vai dizer: "Pois Nossa Páscoa, Cristo, foi imolada. Celebremos, então, a festa, não com o velho fermento nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães sem fermento, de pureza e de Verdade." 1 Cor 5,8

    Por isso, pede o devido exame de consciência, que pode recomendar o Sacramento da Confissão: "Portanto, todo aquele que indignamente comer o Pão ou beber o Cálice do Senhor será culpável do Corpo e do Sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse Pão e beba desse cálice. Aquele que O come e O bebe sem distinguir o Corpo do Senhor, come e bebe sua própria condenação. Esta é a razão porque entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos." 1 Cor 11,27-30

    Sobre outras 'comunhões', ele dizia com toda clareza: "As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o Cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da Mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes que Ele?" 1 Cor 10,20-22

    Ora, toda Missão de Jesus foi orientada precisamente para esse momento: "Foram, pois, e acharam tudo como Jesus lhes dissera; e prepararam a Páscoa. Chegada que foi a hora, Jesus pôs-Se à mesa, e com Ele os Apóstolos. Disse-lhes: 'Ardentemente tenho desejado convosco comer esta Páscoa, antes de sofrer.'" Lc 22,13-15

    Além de ser o mais importante dos Sacramentos, ele ainda é a visível e material presença de Deus entre nós. Ora, a promessa de estar conosco 'até o fim do mundo' refere-se tanto ao Seu Santo Espírito, pela comunhão da Santíssima Trindade, quanto à Eucaristia, como Ele mesmo prometeu momentos antes de Sua Ascensão: "Eis que estou convosco todos dias, até o fim do mundo." Mt 28,20

    É por Sua Carne e por Seu Sangue, pois, que nos é concedida a Graça da Comunhão com Deus: "Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele." Jo 6,56

    Ele advertiu: "Disse-lhes então Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos.'" Jo 6,53

    E a Santa Ceia foi uma preparação para o banquete celestial, como disse o anjo na visão que teve São João Evangelista: "Felizes os convidados para a ceia das núpcias do Cordeiro." Ap 19,9