domingo, 4 de junho de 2023

Comunhão com Deus

 

    Aos discípulos que iam a Emaús no Domingo da Páscoa, Jesus fez-Se reconhecer exatamente pela Comunhão Eucarística: "Aconteceu que, estando sentado com eles à mesa, Ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-O e serviu-lhO. Então se lhes abriram os olhos e reconheceram-nO... mas Ele desapareceu." Lc 24,30-31

    De fato, Ele havia prometido: "Quem come Minha carne e bebe Meu sangue, permanece em Mim e Eu nele." Jo 6,56

    Ora, é exatamente isso que São Paulo nos diz: "... quem se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17

    E falando da Comunhão pela Santíssima Trindade, Nosso Salvador disse sobre Sua Ressurreição: "Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós." Jo 14,20

    Até invocou o poder de Suas obras: "... crede em Minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em Mim e Eu no Pai." Jo 10,38

    Por isso, Ele pedia Comunhão com Ele: "Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: tampouco podeis dar fruto se não permanecerdes em Mim." Jo 15,4

    E assim Ele garantia as necessárias Graças para a edificação da Igreja"Se permanecerdes em Mim, e Minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo que quiserdes e sê-vos-á feito. Nisto é glorificado Meu Pai, para que deis muito fruto e tornei-vos Meus discípulos. Como o Pai Me ama, assim também Eu vos amo. Perseverai em Meu amor." Jo 15,7-9

    É marcante, contudo, a passagem em que Jesus reza ao Pai para que os Apóstolos e discípulos participassem da Comunhão da Santíssima Trindade, aliás, como é o objetivo de Sua Missão, e para que nessa condição eles vivessem a Unidade da Igreja, refletindo Sua Glória: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um como Nós somos Um: Eu neles e Tu em Mim para que sejam perfeitos na Unidade. E o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste, como amaste a Mim." Jo 17,22-23

    Também rezou por nós, Seus fiéis, que creríamos no testemunho dos Apóstolos, para que igualmente possamos participar da Comunhão da Santíssima Trindade, por intermédio da Igreja Una: "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em Mim. Para que todos sejam Um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que também eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu Me enviaste." Jo 17,20-22

    Eis que o Apóstolo dos Gentios afirma: "... É Cristo que vive em mim. Minha presente vida, na carne, eu vivo-a na  no Filho de Deus..." Gl 2,20

    E diz do Corpo Místico de Cristo: "Ora, vós sois o Corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um de Seus membros." 1 Cor 12,27

    Com efeito, ajudados pela Divina Graça desde os tempos dos Apóstolos, nossos Sacerdotes têm-se esforçado para cumprir essa missão que São João Evangelista registrou: "... o que vimos e ouvimos, nós anunciamo-vos, para que vós também tenhais Comunhão conosco. Ora, nossa Comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo." 1 Jo 1,3