domingo, 18 de junho de 2023

Amar a Deus

 

    Em Suas pregações, Jesus não deixou de invocar uma passagem do Antigo Testamento como mais importante Mandamento: "Amarás o Senhor, Teu Deus, de todo teu coração, de toda tua alma, de toda tua força e de todo teu entendimento...(Dt 6,5)" Mt 22,37

    Amar de todo coração, pois é ele que nos identifica, como Ele disse: "Porque onde está teu tesouro, lá também está teu coração." Mc 6,21

    E assim concluiu: "O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira más coisas de seu mau tesouro." Mt 12,35

    Amar de toda alma, pois a adoração deve ser perfeitamente interiorizada. Jesus revelou: "Deus é Espírito, e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e Verdade." Jo 4,23-24

    É o que disse Nossa Senhora no Magnificat: "Minha alma glorifica ao Senhor..." Lc 1,46

    Amar de toda força, pois o empenho de nossa vida deve ter um só sentidoSão Paulo estimula: "Não relaxeis vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade." Rm 12,11.13

    São Tiago Menor argumenta: "Por exemplo: um irmão ou irmã não têm o que vestir e falta-lhes o pão de cada dia. Então, se algum de vós lhes disser: 'Ide em Paz, aquecei-vos e comei bastante' e, no entanto, não lhes dá o necessário para o corpo, que adianta isso?" Tg 2,16-17

    Amar de todo entendimento, pois a Verdade tem sua lógica. São Pedro pede plena consciência da vida espiritual cristã: "Estai sempre prontos a responder em vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito." 1 Pd 3,15

    São Paulo adverte: "Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas frívolas ideias. Eles têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-lhes afastados da Vida de Deus. Indolentes, entregaram-se à dissolução, à apaixonada prática de toda espécie de impureza." Ef 4,17-19

    Jesus deu exemplo desse amor por Sua Paixão, e disse na Santa Ceia"O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai Me ordenou." Jo 14,31a

    Ele ensinou: "Quem ama sua vida, perdê-la-á. Mas quem odeia sua vida neste mundo, conservá-la-á para a Vida Eterna." Jo 12,25

    Deixou claro: "Aquele que tem e guarda Meus Mandamentos, esse é que Me ama." Jo 14,21a

    São João Evangelista resumiu: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, nele não está o amor do Pai." 1 Jo 2,15

    E o Apóstolo dos Gentios garantiu: "Mas se alguém ama a Deus, esse é conhecido por Ele." 1 Cor 8,3

    Disse mais: "... sabemos que todas coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus..." Rm 8,28