domingo, 25 de junho de 2023

O Corpo de Cristo

 

    São João Evangelista assim narrou como Deus encarnou em Jesus: "No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós, e vimos Sua Glória, a Glória que o Filho Único recebe de Seu Pai, cheio de Graça e de Verdade." Jo 1,1.14

    São Paulo registrou: "Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda Criação. Pois n'Ele corporalmente habita toda plenitude da divindade." Cl 1,15;2,9

    De fato, Nosso Salvador usou o título de Deus ao identificar-Se perante os fariseus: "Por isso, disse-vos: morrereis em vosso pecado. Porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vosso pecado." Jo 8,24

    Mas também Se ofereceu, enquanto Sacramento, como alimento da Vida Eterna: "Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a Vida Eterna, e Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia. Pois Minha Carne verdadeiramente é uma comida, e Meu Sangue, verdadeiramente uma bebida." Jo 6,54-55

    Pediu, pois, que buscássemos esse alimento: "Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que dura até a Vida Eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois n'Ele Deus Pai imprimiu Seu sinal.'" Jo 6,27

    Com total fidelidade, esse Sacramento foi piedosamente cultuado por Apóstolos, discípulos e seguidores desde os primeiríssimos dias da Igreja: "Eles perseveravam na Doutrina dos Apóstolos, na reunião em comum, na fração do Pão e nas orações." At 2,42

    Contudo, Ele igualmente ressuscitou, e aos Apóstolos apresentou-Se em Corpo Glorioso: "Vede Minhas mãos e Meus pés, sou Eu mesmo. Apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés." Lc 24,39-41

    São Pedro testemunhou: "Mas Deus ressuscitou-O ao terceiro dia, e permitiu que aparecesse não a todo povo, mas às testemunhas que Deus havia predestinado, a nós que com Ele comemos e bebemos depois que ressuscitou." At 10,40-41

    E também São João Evangelista, por ocasião da miraculosa pesca na Galileia: "Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lhos, e do mesmo modo o peixe. Era esta já a terceira vez que Jesus Se manifestava a Seus discípulos, depois de ter ressuscitado. Tendo Eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro..." Jo 21,13-15a

    Os cristãos, enfim, formam o Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. Diz o Apóstolo dos Gentios"E (Deus) sujeitou a Seus pés todas coisas, constituindo-O Supremo Chefe da Igreja, que é Seu Corpo, o receptáculo d'Aquele que sob todos aspectos preenche todas coisas." Ef 1,22-23

    Ele explica: "Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só Corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro." Rm 12,4-5

    O Corpo Místico de Cristo, portanto, é formado por Seus verazes seguidores, que, apesar de ligeiras divergências, sequelas de nossos pecados, conseguem viver tal Unidade pela Graça do Espírito Santo. O Amado Discípulo ensina: "Quem observa Seus Mandamentos (de Cristo), permanece em Deus e Deus nele. É nisto que reconhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu." 1 Jo 3,24