quinta-feira, 14 de março de 2024

Água Viva

 

    Nas primeiras citações da Bíblia, a expressão apenas significava água corrente, potável, fresca, como se vê quando Isaac mandou cavar poços nas terras onde seu pai, Abraão, havia habitado: "Seus servos cavaram outro poço no vale, e ali encontraram uma fonte de água viva." Gn 26,19

    Depois, passou representar a miraculosa água que brotou do rochedo, golpeado pelo cajado de Moisés. O salmista canta: "Ante a face de Deus, treme, ó terra, por Quem o rochedo se mudou em lençol de água, e a pedra em fonte de Água Viva." Sl 113,7-8

    No Cântico dos Cânticos, Deus assim chama Sua amada, que no capítulo 6 é mais claramente identificada como Nossa Senhora: "És a fonte de Meu jardim, uma fonte de Água Viva, um riacho que corre do Líbano." Ct 4,15

    Falando pelo Profeta Isaías, Deus cita a Água como a realização da divina justiça, o que se daria com a Vinda do Cristo: "Todos vós, que estais sedentos, vinde à Água. Prestai-Me atenção, e vinde a Mim. Escutai, e vossa alma viverá. Convosco quero concluir uma Eterna Aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Davi." Is 55,1a.3

    E Deus mesmo intitulou-Se 'fonte de Água Viva' através das palavras do Profeta Jeremias: "Porque Meu povo cometeu uma dupla perversidade: abandonou-Me, a Mim, fonte de Água Viva, para cavar cisternas, fendidas cisternas que não retêm a água." Jr 2,13

    Este Profeta vai reconhecer: "Senhor, Vós sois a esperança de IsraelConfundidos serão todos que vos abandonam, e de vergonha serão cobertos os que de vós se afastam, por haverem deixado o Senhor, fonte das Águas Vivas." Jr 17,13

    Através do Profeta Ezequiel, porém, Ele usará essa referência para falar do Batismo e da Vinda de Seu Espírito: "Derramarei Água sobre vós, que vos purificarão de todas vossas imundícies e de todas vossas abominações. Dentro de vós porei Meu Espírito, fazendo com que obedeçais Minhas Leis e sigais e observeis Meus preceitos." Ez 36,25.27

    Enfim, através de Zacarias, a Água Viva é apresentada como um grande acontecimento em Jerusalém, certamente o dia de Pentecostes, o dia do nascimento da Igreja, que levaria o Nome de Jesus ao mundo: "Naquele dia jorrará Água Viva de Jerusalém, metade para o mar do nascente e metade para o mar do poente. Tanto jorrará no verão como no inverno. O Senhor reinará sobre toda terra. Naquele dia, o Senhor será o único Deus e só Seu Nome será invocado." Zc 14,8-9

    Já segundo São João Evangelista, Jesus empregou a expressão para mencionar o objetivo de Sua Missão. Foi na fonte de Jacó, em Sicar, ao aproximar-Se da samaritana para pedir água, quando lhe disse: "Se conhecesses o dom de Deus, e Quem é que te diz: 'Dá-Me de beber', tu mesma certamente pedi-Lhes-ia, e Ele dá-te-ia uma Água Viva." Jo 4,10

    E numa festa dos Tabernáculos, Nosso Salvador levantou-Se em meio ao povo em Jerusalém e disse: "'Se alguém tiver sede, venha a Mim e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura, 'Do seu interior manarão rios de Água Viva (Zc 14,8 Is 58,11).' Dizia isso referindo-Se ao Espírito que haviam de receber aqueles que n'Ele cressem, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado." Jo 7,38-40