quarta-feira, 20 de março de 2024

A Esperança

     Das teologais virtudes, a esperança é a mais esquecida. Mas salmista canta: "Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos! Espera no Senhor e sê forte! Fortalece teu coração e espera no Senhor!" Sl 26,13-14

    Versa mesmo sobre anseios da alma: "Eis os olhos do Senhor pousados sobre aqueles que O temem, sobre os que esperam em Sua bondade, a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los ao tempo da fome. Nossa alma espera no Senhor, porque Ele é nosso amparo e nosso escudo. N'Ele, pois, alegra-se nosso coração, em Seu Santo Nome confiamos. Seja-nos manifestada, Senhor, Vossa Misericórdia, como em Vós está nossa esperança." Sl 32,18-22

    Pois os divinos socorros são espirituais: "São muitos os sofrimentos do ímpio. Mas quem espera no Senhor, Sua Misericórdia envolve-o." Sl 31,10

    Assim como a própria Salvaçãoque em Jesus será compreendida: "Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-Lo: Ele é Minha Salvação e Meu Deus." Sl 41,12

    Deus, de fato, havia dito a Israel através do Profeta Isaías, durante a escravidão da Babilônia: "Nada temas, porque Eu estou contigo. Não lances desesperados olhares, pois Eu sou Teu Deus" Is 41,10a

    Para muito além dos assuntos desse mundo, e falando dRessurreição da Carne, São Paulo diz: "Se é só para esta vida que temos colocado nossa esperança em Cristo, de todos homens somos os mais dignos de lástima." 1 Cor 15,19

    Diz mais: "Ora, ver o objeto da esperança já não é esperança, porque o que alguém vê, como é que ainda o espera? Nós que esperamos o que não vemos, é em paciência que o aguardamos." Rm 8,24b-25

    E menciona sua primeiríssima fonte: "Esperança que vos foi transmitida pela pregação da Verdade do Evangelho..." Cl 1,5

    Na verdade, toda Palavra de Deus tem esse intrínseco objetivo, como diz o Último Apóstolo: "Tudo que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela constância e consolação que nos dão as Escrituras, sejamos firmes na esperança." Rm 15,4

    Ela é a razão da União em que vive a Igreja: "Sede solícitos em conservar a Unidade do Espírito no vínculo da Paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como por vossa vocação fostes chamados a uma só esperança." Ef 4,3-4

    Por isso, exorta contra as dificuldades: "Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade, e a fidelidade, uma vez comprovada, produz a esperança." Rm 5,3b-4

    Ele diz: "Quem trabalha deve trabalhar com esperança, e igualmente quem debulha deve debulhar com esperança de receber sua parte." 1 Cor 9,10b

    Conforme as pessoas que fizeram escola na tradição paulina, a esperança espiritual está intimamente ligada à , é uma natural consequência dela: "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê." Hb 11,1

    Eis que Jesus nos ensina: "Perseverai em Meu amor. Se guardardes Meus Mandamentos, sereis constantes em Meu amor, como também Eu guardei os Mandamentos de Meu Pai e persisto em Seu amor." Jo 15,9b-10