segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Os Juízos: Particular e Final

 

    Jesus anunciou que, por Seu poder, no Grande Dia de Sua Volta todos ressuscitarão, quer dizer, retomarão seus corpos. Mas deixou igualmente claro que, após o Julgamento Final, nem todos terão o mesmo destino: "Pois como o Pai tem a Vida em Si mesmo, também deu ao Filho ter a Vida em Si mesmo, e conferiu-Lhe o poder de julgar, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de Sua voz: aqueles que praticaram o bem, irão para a Ressurreição da Vida, e aqueles que praticaram o mal, ressuscitarão para serem condenados." Jo 5,26-29

    Por isso, São Pedro ensinava: "Ele mandou-nos pregar ao povo e testemunhar que é Ele Quem, por Deus, foi constituído Juiz dos vivos e dos mortos. D'Ele todos Profetas dão testemunho, anunciando que todos aqueles que n'Ele creem recebem o perdão dos pecados por meio de Seu Nome." At 10,38-39.42-43

    Jesus ainda explicou que, como Salvador, também não condenaria ninguém. Seu Julgamento dar-se-ia pela Palavra que Ele estava anunciando. Ou seja, quem rejeita Sua Palavra, automaticamente condena-se: "Se alguém ouve Minhas Palavras e não as guarda, Eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Quem Me despreza e não recebe Minhas Palavras, tem quem o julgue: a Palavra que anunciei julgá-lo-á no Último Dia." Jo 12,47-48

    Esse Dia, que será patente para todos, assim foi descrito por Ele: "Quando o Filho do Homem voltar em Sua Glória e com Ele todos anjos, sentar-Se-á em Seu glorioso trono. Todas nações reunir-se-ão diante d'Ele, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E estes irão para o eterno castigo, e os justos, para a Vida Eterna." Mt 25,31-32.46

    Já o Juízo Particular é aquele que se dá logo após à morte, e cuja sentença é aplicada tão somente à alma, ou seja, é o que está acontecendo desde a Ascensão de Jesus aos Céus e vai acontecer até o Dia do Juízo Final, quando se dará a Ressurreição de toda carne. Os discípulos de São Paulo registraram-no: "Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o Juízo..." Hb 9,27

    É nesse sentido que se entende as palavras de Jesus, ao final do livro do Apocalipse, quando falou que logo voltaria: "Eis que venho em breve, e Minha recompensa está Comigo para dar a cada um conforme suas obras." Ap 22,12

    Aliás, essa era a advertência de São João Batista desde o começo de sua pregação: "O machado já está posto à raiz das árvores. E toda árvore que não der bom fruto, será cortada e lançada ao fogo." Lc 3,9

    São Paulo diz algo parecido, mencionando uma individualizada e imediata recompensa: "Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto ao Senhor. Porque teremos de comparecer diante do Tribunal de Cristo: ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo." 2 Cor 5,8.10

    E nós sabemos por certo que, seja no Juízo Final seja no Particular, Jesus pegará de surpresa os impenitentes, como Ele mesmo mandou São João Evangelista avisar ao anjo da igreja de Sardes: "Lembra-te de como recebeste e ouviste a Doutrina. Observa-a e arrepende-te. Se não vigiares, virei a ti como um ladrão, e não saberás a que horas te surpreenderei." Ap 3,3