segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O Batismo do Senhor

 

    O Batismo de Jesus, a despeito da humildade que Ele aí demonstrou, é uma das três Epifanias do Senhor, ou seja, Suas grandes Manifestações enquanto Deus. E nessa ocasião, especificamente, tem-se um dos registros bíblicos de simultânea manifestação das três Pessoas da Santíssima Trindade, pois também se viu o Espírito Santo, em forma de pomba, e ouviu-se a voz de Deus Pai, vinda do Céu: "Da Galileia foi Jesus ao Jordão, ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: 'Eu devo ser batizado por Ti e Tu vens a mim?' Mas Jesus respondeu-lhe: 'Deixa por agora, pois convém cumprirmos toda justiça.' Então João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, logo saiu da água. Eis que os Céus se abriram, e viu-se sobre Ele descer, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do Céu baixou uma voz: 'Eis Meu Amado Filho, em Quem ponho Minha afeição.'" Mt 3,13-17

    E São João Batista dava este testemunho: "É Este de Quem eu disse: 'Depois de mim virá um Homem que me é superior, porque existe antes de mim.' Eu não O conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que Ele Se torne conhecido em Israel. Eu não O conhecia, mas Aquele que me mandou batizar em água disse-me: 'Sobre Quem vires descer e repousar o Espírito, Este é Quem batiza no Espírito Santo.' Eu vi-O e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus." Jo 1,30-34

    Ora, o aviso que ele havia dado aos judeus, antes mesmo de batizar Jesus, continua valendo para a grande maioria de nós: "Eu batizo com água, mas no meio de vós está Quem vós não conheceis." Jo 1,26

    A instituição do Batismo, pois, enquanto inarredável missão da Igreja, foi feita pelo próprio Jesus, pouco antes de Sua Ascensão aos Céus: "Ide, pois, e ensinai a todas nações. Batizai-as em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Mt 28,19

    Mas os Apóstolos já batizavam desde o início da vida pública de Jesus. Faziam-no, porém, nos moldes do batismo de São João Batista, pois o Espírito Santo ainda não havia sido derramado. Ou seja, eles também exigiam a prévia Confissão de pecados, como o Batista exigia: "Em seguida, foi Jesus com Seus discípulos para os campos da Judeia, e ali Se deteve com eles, e batizava. ... se bem que não era Jesus quem batizava, mas Seus discípulos..." Jo 3,22;4,2

    E assim o Batismo tem sido ministrado a adultos e crianças, como o Príncipe dos Apóstolos pregou ainda no dia do Pentecostes: "Pedro respondeu-lhes: 'Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos que de longe ouvirem o apelo do Senhor, Nosso Deus.'" At 2,38-39

    São Paulo procedia do mesmo modo, como vemos em sua passagem pela cidade de Tiatira: "Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, escutava-nos. O Senhor abriu-lhe o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Foi batizada com sua família e fez-nos este pedido: 'Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo.' E obrigou-nos a isso." At 16,14-15

    Mas o Batismo nem mesmo seria pessoalmente realizado pelos Apóstolos, que perante convertidos apenas se ocupariam de Crismar, como vemos no ministério de São Pedro e São João Evangelista, ao realizarem o 'Pentecostes dos Samaritanos': "Os Apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em Nome do Senhor Jesus." At 8,14-16