terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Deus é Aquele que é

 

    Ainda que O chamemos de Pai, Criador, Onipotente, sabemos que, mesmo após tantas revelações e tantas referências, Deus continua muito além de nosso entendimento. Para demonstrar Sua absolutamente incriada natureza, quer dizer, essencial e independente de tudo que existe, Ele assim Se identificou, numa emblemática frase dita a Moisés: "EU SOU AQUELE QUE SOU." Ex 3,14

    Não por acaso, numa das vezes em que declarou Sua Divindade, Jesus usou exatamente esses termos, ao falar aos chefes dos judeus: "... porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vosso pecado." Jo 8,24

    Ou quando demonstrou Sua Onisciência aos Apóstolos, avisando-os da traição de Judas e de Sua Paixão: "Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU." Jo 13,19

    E quando interrogado se teria visto Abraão, Ele respondeu: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: antes que Abraão fosse, EU SOU." Jo 8,58

    Realmente demonstrou poder e autonomia só atribuídos a Deus: "Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e dá-lhes Vida, o Filho também dá Vida a quem Ele quer." Jo 5,21

    Para explicitar essa autonomia, Ele mencionou a imprevisibilidade do Espírito Santo, em conversa com Nicodemos: "O vento sopra onde quer. Ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito." Jo 3,8

    Assim sabemos, ainda por Suas palavras, que a Trindade Santíssima usufrui de um incomensurável universo de possibilidades: "... a Deus tudo é possível." Mc 10,27

    O auxílio do Santo Paráclito, portanto, é essencial para que saibamos Quem é Jesus. São Paulo escreveu: "... ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo." 1 Cor 12,3

    Ou o auxílio do próprio Pai, segundo Jesus: "Ninguém pode vir a Mim se o Pai, que Me enviou, não o atrair." Jo 6,41a

    Da mesma forma, ainda segundo Nosso Salvador, o Pai só pode ser verdadeiramente conhecido através d'Ele: "Ninguém conhece Quem é o Filho senão o Pai, nem Quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelá-Lo." Lc 10,22

    E só por verdadeiro amor a Ele é que Ele Se revela: "Aquele que tem e guarda Meus Mandamentos, esse é que Me ama. E aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu amá-lo-ei e a ele manifestar-Me-ei." Jo 14,21

    Ora, o Mistério de Cristo, por si só, era a razão de ser do ministério do Apóstolo dos Gentios: "Tudo sofro para que seus corações sejam reconfortados, e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência para conhecerem o Mistério de Deus, isto é, Cristo, em Quem estão escondidos todos tesouros da Sabedoria e da ciência." Cl 2,2-3

    Ele sabia estar diante do inconcebível: "... coube-me a Graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo, e a todos manifestar o salvador desígnio de Deus, mistério oculto desde a eternidade..." Ef 3,8-9