sábado, 27 de janeiro de 2024

Denominações do Espírito Santo

 

    Assim como aconteceu com Jesus, isto é, para muito além de todas profecias, o Espírito Santo é mais uma grande 'surpresa' de Deus, mais um extasiante capítulo da Revelação. Nosso Salvador mencionou-O por vários Nomes e de diversos modos: - como Promessa de Deus: "Eu mandá-vos-ei o Prometido de Meu Pai..." Lc 24,49

    - como Verdade, Exclusiva Graça dos fieis e Eterno Companheiro: "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,17

    - como Defensor e Consolador: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai..." Jo 15,26

    - como Testemunha, confirmando tudo que Jesus ensinou: "... Ele dará testemunho de Mim." Idem

    - como Mestre e Conselheiro: "... ensiná-vos-á todas coisas e recordá-vos-á tudo que vos tenho dito." Jo 14,26

    - como o Grande Revelador: "Entretanto, digo-vos a Verdade: convém a vós que Eu vá! Porque se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se Eu for, enviá-Lo-ei. E, quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo." Jo 16,7-8

    - como Guia da Verdade: "... o Espírito da Verdade, guiá-vos-á em toda Verdade..." Jo 16,13

    - como permanente Esclarecedor da Verdade: "... e anunciá-vos-á as coisas que virão." Idem

    - ou por Seu mais significativo Nome, que entre nós inaugura a Eternidade: "Mas se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus." Mt 12,28

    Dando voz a Deus, portanto, o Profeta Zacarias assim O nomeou: "Derramarei um Espírito de Graçaoração sobre a Casa de Davi e sobre os moradores de Jerusalém, e eles olharão para Mim." Zc 12,10

    O livro da Sabedoria evoca-O por Sua incorruptibilidade e Sua presença em todo ser vivo: "Vosso Incorruptível Espírito está em todos." Sb 12,1

    São Pedro via n'Ele a própria Glória de Deus: "Se fordes ultrajados pelo Nome de Cristobem-aventurados sois vós, porque o Espírito de Glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós." 1 Pd 4,14

    São Lucas chama-O por um novo, mas bem conhecido e singular Nome: "Ao chegarem aos confins da Mísia, tencionavam seguir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu." At 16,7

    São Paulo diz que Ele é nosso selo: "Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o Qual estais selados para o Dia da Redenção." Ef 4,30

    Mas talvez Seu mais poderoso título tenha sido dado pelos seguidores da tradição de São Paulo: "... o Espírito Santo, Autor da Graça!" Hb 10,29