quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

A Ovelha Perdida

    Como amoroso Pai, Deus quer iluminar todos Seus filhos e salvá-los da escravidão dos pecados. Em carta a São Timóteo, São Paulo registrou: "Ele quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da Verdade." 1 Tm 2,4

    Por isso, Jesus contou a parábola da ovelha perdida, demonstrando esse indizível amor que Deus tem por cada um de Seus filhos. E bem frisou nossas responsabilidades, referindo-Se a proteção que devemos às crianças: "Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas, e uma delas desgarra-se. Não deixa ele as noventa e nove na montanha para ir em busca daquela que se desgarrou? E se a encontra, sente mais júbilo por ela que pelas noventa e nove que não se desgarraram. Assim é a vontade de Vosso Pai Celeste: que não se perca um só destes pequeninos." Mt 18,12-14

    De fato, prescrevendo a Vinda do Cristo, Nosso Pai prometeu pessoalmente cuidar de Seu rebanho: "Eu mesmo vou tomar conta de Minhas ovelhas, velarei sobre elas. Como se inquieta o pastor por causa de seu rebanho, quando se acha no meio de suas tresmalhadas ovelhas, assim Me inquietarei por causa do Meu. Eu reconduzi-lo-ei de todos lugares por onde tinha sido disperso num dia de nuvens e de trevas. Eu recolhê-las-ei dentre os povos e reuni-las-ei de diversos países, para reconduzi-las ao seu próprio solo e fazê-las pastar nos montes de Israel...'" Ez 34,11-13

    E sob o mesmo pessoal cuidado, anunciou especial carinho para com as mais carentes: "A perdida ovelha, Eu procurá-la-ei; a desgarrada, Eu reconduzi-la-ei; a ferida, Eu curá-la-ei; a doente, Eu restabelecê-la-ei..." Ez 34,16

    Ora, Jesus, Deus encarnado, trataria Seu povo exatamente assim, como quando atravessou o Mar da Galileia, pouco antes de multiplicar os pães e os peixes: "Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas." Mc 6,34

    Ele declarou a grande alegria de Deus e dos anjos por cada filho que se converte, principalmente pelos mais afastados: "Digo-vos que assim haverá maior júbilo no Céu por um só pecador que fizer penitência que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lc 15,7

    Na parábola do filho pródigo, talvez a mais bonita que Jesus contou, vemos Deus Pai todo saudoso, cheio de esperança, de olhos na estrada à espera do filho que se havia perdido: "Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Ainda estava longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e beijou-o." Lc 15,20

    Para enfatizar a infinita bondade de Deus, Ele deixou claro qual o maior presente que o Pai Eterno tem para oferecer-nos: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais Vosso Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que LhO pedirem." Lc 11,13

    Por fim, Nosso Salvador declarou-Se o próprio doador da Vida Eterna: "Eu vim para que as ovelhas tenham Vida, e para que a tenham em abundância." Jo 10,10

    E conforme as promessas feitas através do Profeta Ezequiel, Ele abertamente afirma: "EU SOU o Bom Pastor. O Bom Pastor expõe Sua Vida pelas ovelhas." Jo 10,11