sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

São Tito

 

    Apesar de não ter seu nome mencionado nem nos Evangelhos nem nos Atos dos Apóstolos, São Tito é considerado um dos 72 discípulos de Jesus. São Lucas assim narrou o envio deles: "Depois disso, o Senhor ainda designou setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de Si, por todas cidades e lugares aonde Ele tinha de ir. Disse-lhes: 'Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para Sua messe. Ide! Eis, porém, que vos envio como cordeiros entre lobos.'" Lc 10,1-3

    Alçado a uma posição ainda mais importante que um dos 72 discípulos, São Tito presenciou o Primeiro Concílio da Igreja, realizado em Jerusalém, e foi levado até lá por São Barnabé e São Paulo, que registrou: "Catorze anos mais tarde, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, comigo também levando Tito. E subi em consequência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos, e isso particularmente aos que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão." Gl 2,1-2

    Não era judeu, como São Paulo escreveu ao defender que a circuncisão não era obrigatória aos cristãos: "Entretanto, nem sequer meu companheiro Tito, embora gentio, foi obrigado a circuncidar-se." Gl 2,3

    Foi enviado a Jerusalém pelo Apóstolo dos Gentios para entregar uma coleta feita em Corinto, para ajudar cristãos que enfrentaram uma grande fome na região: "Desta maneira, recomendamos a Tito que entre vós leve a termo esta obra de caridade, como havia começado." 2 Cor 8,6

    De fato, ele era seu missionário preferido, e andava na companhia de ninguém menos que São Lucas: "Bendito seja Deus, por ter posto no coração de Tito a mesma solicitude por vós. Não só recebeu bem meu pedido, mas, no ardor de seu zelo, espontaneamente partiu para visitar-vos. Junto a ele enviamos o irmão, cujo renome na pregação do Evangelho se espalha em todas igrejas." 2 Cor 8,16-18

    Mais que missionário, por anos foi o próprio esteio deste grande Apóstolo: "Quando cheguei a Trôade para pregar o Evangelho de Cristo, apesar da porta que o Senhor me abriu, meu espírito não teve sossego porque aí não achei meu irmão Tito. Deles despedi-me e parti para a Macedônia." 2 Cor 2,12-13

    E prova da capacidade de São Tito como mediador foi o fato de São Paulo ter-lhe enviado para resolver graves questões de comportamento entre os fiéis de Corinto, uma importante comunidade cristã de então: "Se minha carta vos penalizou, não me arrependo. De fato, a tristeza segundo Deus produz um salutar arrependimento do qual ninguém se arrepende, enquanto a tristeza do mundo produz a morte. Portanto, se vos escrevi, não o fiz por causa daquele que cometeu a ofensa, nem por causa do ofendido. Foi para que vossa dedicação por mim se manifestasse diante de Deus. Eis o que nos tem consolado. Mas, acima desta consolação, o que nos deixou sobremaneira contentes foi a alegria de Tito, cujo coração tranquilizastes." 2 Cor 7,8.10.12-13

    São Paulo indicou São Tito como Bispo de Creta e, na epístola que lhe escreveu, deu-lhe instruções para o crescimento da Igreja: investir bispos e presbíteros, e supervisionar-lhes o comportamento e o respeito à Sã Doutrina: "... a Tito, meu verdadeiro filho em nossa comum... Eu deixei-te em Creta para acabares de organizar tudo e estabeleceres Anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei. Porquanto é mister que o Bispo seja irrepreensível... ... severamente repreende-os para que se mantenham sãos na fé, e não deem ouvidos a judaicas fábulas nem a preceitos de homens avessos à Verdade." Tt 1,4-5.7.13b-14