segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Deus confunde

 

    Para além da dicotomia 'de frente para Deus, Luz; de costas para Ele, trevas', o fato é que há muitas nuances em nossa relação com Deus, tanto de Luz quanto de trevas, e vez e outra Ele confunde não somente pessoas, mas inteiras coletividades. Essa é uma de Suas estratégias de correção, ou mesmo de castigo. Por exemplo, Jesus mandou esta mensagem através do anjo da igreja de Laodiceia: "Conheço tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te. Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima teu zelo, pois, e arrepende-te." Ap 3,15-16.19

    Sem dúvida, realmente havia difíceis assuntos, que dependiam de vivência sob a Divina Luz, como Ele disse aos Apóstolos sobre os eunucos: "Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado." Mt 19,11b

    Ora, a Santíssima Trindade já usava desse artifício desde o conhecido episódio da Torre de Babel: "Vamos descer e confundir a língua deles, para que um não entenda a língua do outro." Gn 11,7

    Nos Salmos de Davi, que devem ser entendidos como o próprio Jesus rezando ao Pai, vemos um constante pedido para que Deus atordoe os sentidos Seus inimigos: "Fiquem confusos e cobertos de ignomínia aqueles que se alegram com Meus males, sejam envoltos em confusão e opróbrio aqueles que contra Mim se erguem com soberba." Sl 35,26

    Essa profecia cumpriu-se, ainda que episodicamente, quando Jesus entrou em Jerusalém, no Domingo de Ramos: "Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde Vossos adversários, e reduz ao silêncio Vossos inimigos." Sl 8,3

    E quantos aos tempos que antecederam à Vinda do Cristo, a traição e malícia do povo de Israel não ficaria impune. Disse o Profeta Isaías: "Pasmai-vos e maravilhai-vos, obstinai-vos, feridos de cegueira, embriagai-vos, mas não de vinho, cambaleai, mas não por causa da bebida. Porque o Senhor espalhou sobre vós um espírito de torpor, fechou vossos olhos e cobriu vossas cabeças." Is 29,9-10

    Referindo-se ao próprio CristoSão Paulo fez menção a este o Profeta: "E Israel tropeçou na pedra de escândalo, como está escrito: 'Eis que ponho em Sião uma pedra de escândalo, um rochedo que faz cair. Quem n'Ele crer não será confundido' (Is 8,14;28,16)." Rm 9,32b-33

    Ele anotou: "Vede, irmãos, vosso grupo de eleitos: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. Mas Deus escolheu o que é loucura no mundo, para confundir os sábios, e escolheu o que é fraqueza no mundo, para confundir o que é forte." 1 Cor 1,26-27

    Sobre o domínio do Maligno nos últimos tempos, ele afirma que esse poder virá do próprio Pai: "... Deus enviá-lhes-á um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro." 2 Ts 2,11

    Jesus mesmo vai dizer, quando os Apóstolos expulsaram demônios"Pai, Senhor do Céu e da terra, Eu dou-Te graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos." Lc 10,21b

    E disse de Sua Missão: "Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos." Jo 9,39