quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

O Tempo de Deus

 

    O tempo é apenas mais uma das criações de Deus. Ele também é Senhor do tempo, portanto, podendo alongá-lo ou encurtá-lo a bem de Seus planos, como São Pedro diz: "... um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." 2 Pd 3,8

    O salmista já o havia percebido: "... porque mil anos, diante de Vós, são como o dia de ontem que já passou, como uma só vigília da noite." Sl 89,4

    Ora, desde o início da Revelação, Ele sempre inspirou a humanidade quanto à Sua atemporal condição: "Abraão plantou um tamariz em Bersabeia e ali invocou o Nome do Senhor, Deus da eternidade." Gn 21,33

    São Paulo fala de 'um tempo' em que o tempo nem existia: "Pregamos a Sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus predeterminou antes de existir o tempo, para nossa Glória." 1 Cor 2,7

    Assim Deus é o Senhor da História, e, por Sua vontade, nela entra e ativamente participa por amor aos Seus filhos. Foi o que Ele manifestou ao rei Ezequias, através do Profeta Isaías: "Ignoras que desde o princípio preparei o que acontecerá? Desde remotos tempos decidi o que agora realizarei..." 2 Rs 19,25

    O Eclesiástico inspiradamente registrou: "A duração da vida humana é quando muito cem anos. No Dia da eternidade, esses breves anos serão contados como uma gota de água do mar, como um grão de areia. É por isso que o Senhor é paciente com os homens, e sobre eles espalha Sua Misericórdia." Eclo 18,8-9

     Aliás, o Pai sempre Se manteve em íntimo contato com Seu povo, em especial na Vinda de Seu Filho, que os seguidores de São Paulo acertadamente designam como os últimos tempos: "Muitas vezes e de diversos modos, outrora falou Deus a nossos pais pelos Profetas. Agora, nestes tempos que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a Quem constituiu herdeiro de todas coisas, pelo Qual fez os séculos." Hb 1,1-2

    Desde Suas primeiras pregações, pois, Jesus dizia que todos devem preparar-se para o encontro com Deus: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo! Fazei penitência e crede no Evangelho!" Mc 1,15

    Assim também como é evidente manifestação do inimigo, como São João Evangelista adverte: "Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora." 1 Jo 2,18

    Pois a Igreja, enquanto Casa do Senhor, já se firmou, e como depositária do Evangelho leva a Salvação às nações. Isaías profetizou: "No fim dos tempos, acontecerá que o monte da Casa do Senhor estará colocado à frente das montanhas, e dominará as colinas. A ele acorrerão todas gentes, e os povos virão em multidão: 'Vinde', dirão eles, 'subamos à montanha do Senhor, à Casa do Deus de Jacó! Ele ensiná-nos-á Seus Caminhos, e nós trilharemos Suas veredas.'" Is 2,2-3a

    Mas, com a garantia do Divino Paráclito, pois vivemos Seu tempo, devemos aguardar pela finalização da obra da Salvação, que é exclusivamente de Deus: "N'Ele (Cristo) também vós, depois de terdes ouvido a Palavra da Verdade, o Evangelho de vossa Salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor de nossa herança, enquanto esperamos a completa Redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da Sua Glória." Ef 1,13-14