sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

São Timóteo

 

    Ninguém foi tão próximo a São Paulo quanto São Timóteo. Conta-se boa parte de sua vida, e com precisão de detalhes, graças à sua intimidade ao Último Apóstolo e às citações que ele lhe fez. Também por grande amizade a São Paulo, São Lucas conhecia-o muito bem, como descreve nos Atos dos Apóstolos: "Chegou a Derbe e depois a Listra. Havia ali um discípulo, chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, mas de pai grego, que gozava de ótima reputação junto aos irmãos de Listra e de Icônio. Paulo quis que ele fosse em sua companhia. Ao tomá-lo consigo, circuncidou-o, por causa dos judeus daqueles lugares, pois todos sabiam que seu pai era grego." At 16,1-3

    Por poucas vezes nosso Santo separou-se de São Paulo, como na violenta perseguição que sofreram dos judeus na Grécia: "Mas os judeus de Tessalônica, sabendo que em Bereia também tinha sido pregada por Paulo a Palavra de Deus, para lá foram agitar e sublevar o povo. Então os irmãos fizeram que Paulo se retirasse e fosse até o mar, ao passo que Silas e Timóteo ali ficaram. Aqueles que conduziam Paulo, levaram-no até Atenas. De lá voltaram e transmitiram para Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível." At 17,13-15

    Junto a mais um discípulo, São Timóteo foi enviado à frente de São Paulo em sua primeira viagem a Roma, onde já havia uma grande comunidade cristã fundada por São Pedro, o Príncipe dos Apóstolos: "Concluídas essas coisas, Paulo resolveu ir a Jerusalém, depois de atravessar a Macedônia e a Acaia. 'Depois de eu ter estado lá', disse ele, 'é necessário que também veja Roma.' Enviou a Macedônia dois de seus auxiliares, Timóteo e Erasto, mas ele mesmo demorou-se ainda por algum tempo na Ásia." At 19,21-22

    São Paulo vai citar o nome de São Timóteo em todas suas cartas, exceto na aos Gálatas, aos Efésios e a São Tito. Isso mostra a constância com que ele se manteve ao seu lado: "Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, Lúcio, Jasão e Sosípatro, meus parentes." Rm 16,21

    Na querela em que os coríntios se dividiam por 'preferências' entre Apóstolos e outros pregadores, São Timóteo foi o enviado de São Paulo, e através dele iria alegar tanto seus méritos de fundador da comunidade quanto sua irretocável postura perante a Igreja: "Não vos escrevo estas coisas para envergonhar-vos, mas admoesto-vos como meus amados filhos. Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais. Ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho. Por isso, conjuro-vos a que sejais meus imitadores. Para isso é que vos enviei Timóteo, meu amado e fiel filho no Senhor. Ele recordá-vos-á minhas normas de conduta, tais como as ensino por toda parte, em todas igrejas." 1 Cor 4,14-17

    Na Segunda Carta a São Timóteo, vemos anotações da vida familiar desse fiel discípulo, a quem São Paulo sempre chamava de filho, pois também converteu e batizou sua vó e sua mãe: "Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus para anunciar a promessa da Vida que está em Jesus Cristo, a Timóteo, caríssimo filho: Graça, Misericórdia, Paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor! Dou graças a Deus, a quem sirvo com pureza de consciência, tal como aprendi de meus pais, e sem cessar lembro-me de ti em minhas orações, de noite e de dia. Quando me vêm ao pensamento tuas lágrimas, sinto grande desejo de ver-te para encher-me de alegria. Conservo a lembrança daquela tua tão sincera fé, que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe Eunice, e que, não tenho a menor dúvida, em ti também habita. Por esse motivo, eu exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição de minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de Sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de Nosso Senhor, nem de mim, Seu prisioneiro, mas comigo sofre pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus." 2 Tm 1,1-8