Porque instantes antes, ao reconhecê-Lo como o Cristo, o Príncipe dos Apóstolos claramente deu a saber Qual a Fonte que lhe inspirava: "Disse-lhe então Jesus: 'Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas Meu Pai que está nos Céus.'" Mt 16,17
Muito mais gloriosa com o Pentecostes, portanto, o ápice da Revelação em Cristo radicalmente mudou a condição dos Apóstolos diante das dificuldades dessa vida, pois a Antiga Aliança e a literal interpretação das Escrituras foram superadas pela plena manifestação de Deus, nas Pessoas de Jesus e do Espírito Santo. A Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios vai afirmar: "Ele (Deus) é que nos fez aptos para ser Ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica." 2 Cor 3,6
E só pela Unção do Santo Paráclito podemos ser Igreja, o Corpo Místico de Cristo. A Carta de São Paulo aos Efésios ensina: "É n'Ele (Cristo) que vós conjuntamente também entrais, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a morada de Deus." Ef 2,22
Ora, a Unção do Espírito Santo, que é exclusivamente concedida por Seus Sacerdotes, eleva o ser humano a uma nova dimensão, dando-lhe um novo e soberano dom, como a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios explica: "Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem pode compreendê-las, porque é pelo Espírito que se devem ponderar. O homem espiritual, ao contrário, julga todas coisas e não é julgado por ninguém." 1 Cor 2,14-15
Sem dúvida, Jesus exaltava a divina inspiração que via entre os mais humildes, jamais a mundana sabedoria ou o vazio racionalismo. É do Evangelho segundo São Lucas: "Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: 'Pai, Senhor do Céu e da Terra, Eu dou-Te graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-Te porque assim foi de Teu agrado.'" Lc 10,21
Sem dúvida, Jesus exaltava a divina inspiração que via entre os mais humildes, jamais a mundana sabedoria ou o vazio racionalismo. É do Evangelho segundo São Lucas: "Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: 'Pai, Senhor do Céu e da Terra, Eu dou-Te graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-Te porque assim foi de Teu agrado.'" Lc 10,21
O Livro do Eclesiástico já havia anotado: "Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que Ele revela Seus mistérios." Eclo 3,20b
Já a Carta de São Tiago, citando o Livro dos Provérbios, mais amplamente fala em Graça: "Deus, porém, dá uma ainda mais abundante Graça. Por isso, a Escritura diz: 'Deus resiste aos soberbos, mas dá Sua Graça aos humildes (Pr 3,34).'" Tg 4,6
Isso significa que os fariseus e os chefes dos sacerdotes também estavam errados quanto a humilde e 'analfabeta' gente que acreditava em Jesus. No Evangelho segundo São João, eles dizem: "Este poviléu que não conhece a Lei é amaldiçoado!..." Jo 7,49
É óbvio, porém, que não temos o poder da Onisciência, como um amigo no Livro de Jó argumenta: "Ah, se Deus pudesse falar e abrir Seus lábios para responder-te, revelar-te os mistérios da Sabedoria que são ambíguos para o espírito... Pretendes sondar as divinas profundezas, atingir a perfeição do Todo-poderoso? Ela é mais alta do que o Céu, que farás? É mais profunda que os infernos, como a conhecerás? É mais longa que a Terra, mais larga que o mar." Jó 11,5-6a.7-9
É óbvio, porém, que não temos o poder da Onisciência, como um amigo no Livro de Jó argumenta: "Ah, se Deus pudesse falar e abrir Seus lábios para responder-te, revelar-te os mistérios da Sabedoria que são ambíguos para o espírito... Pretendes sondar as divinas profundezas, atingir a perfeição do Todo-poderoso? Ela é mais alta do que o Céu, que farás? É mais profunda que os infernos, como a conhecerás? É mais longa que a Terra, mais larga que o mar." Jó 11,5-6a.7-9