terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Negar-se a Si Mesmo

 

    Por fazer a vontade de DeusNosso Salvador ensinava aos Apóstolos a adotarem Seu exemplo: "Em seguida, Jesus disse a Seus discípulos: 'Se alguém quiser vir Comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me.'" Mt 16,24

    E Ele não o dizia apenas aos Apóstolos: "Em seguida, dirigiu-Se a todos: 'Se alguém quer vir após Mim, renegue-se a si mesmo, cada dia tome sua cruz e siga-Me.'" Lc 9,23

    São Paulo bem O entendeu. Ele diz: "Ninguém busque seu interesse, mas o do próximo. Fazei como eu: em todas circunstâncias procuro agradar a todos. Não busco meus próprios interesses, mas os interesses dos outros, para que todos sejam salvos." 1 Cor 10,24.33

    Citando o que Cristo sofreu em Nome do próprio Pai, ele prega: "Nós, que somos os fortes, devemos suportar as fraquezas dos que são fracos, e não agir a nosso modo. Cada um de vós procure contentar o próximo, para seu bem e sua edificação. Cristo não agradou a Si mesmo. Ao contrário, como está escrito: 'Os insultos daqueles que Vos ultrajam recaíram sobre Mim (Sl 68,10).'" Rm 15,1-3

    E assim deve viver a Igreja: "Nenhum de nós vive para si, e ninguém morre para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor." Rm 14,7-8

    Para tanto, devemos buscar a mais pura inspiração do Espírito de Deus, que é o Divino Guia de nossas vidas: "De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer. Mas se pelo espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos aqueles que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Rm 8,13-14

    Este Apóstolo mesmo já se declarava morto para o mundo e para a Velha Aliança: "Na realidade, pela eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à Cruz de Cristo." Gl 2,19

    Pois mesmo que nossas impressões indiquem outra coisa, claro está que a verdadeira vida vai muito além da atual existência carnal, como ele argumenta: "Se é só para esta vida que temos colocado nossa esperança em Cristo, somos, de todos homens, os mais dignos de lástima." 1 Cor 15,19

    Tal afirmação leva a entender outra frase de Jesus: "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes temei Aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena." Mt 10,28

    Ou ainda: "Pois aquele que quiser salvar sua vida, perdê-la-á. Mas o que perder sua vida por amor de Mim e do Evangelho, salvá-la-á." Mc 8,35

    Ora, se o próprio Jesus não fez caso de Sua Onipotência, que tão importante obra haveríamos de realizar a ponto de cegamente apegarmo-nos a essa mundana vida? O testemunho de Judas Macabeu já recomendava: "Mas o Criador do mundo, que formou o homem em sua origem e a todas coisas deu existência, restitui-vos-á, em Sua Misericórdia, tanto o espírito como a vida, se agora fizerdes pouco-caso de vós mesmos por amor às Suas leis." 2 Mc 7,23

    Pois essa é a verdadeira vida espiritual, e é assim que devemos viver. Diz o Apóstolo dos Gentios: "De fato, Cristo morreu por todos para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou." 2 Cor 5,15