São Lucas não era judeu, como se deduz da Carta de São Paulo aos Colossenses quando menciona dois grandes Santos, um deles São Marcos, que também viria a ser Evangelista: "Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, primo de Barnabé. A respeito de Marcos, recebestes instruções. Se ele for ter convosco, acolhei-o. Jesus, chamado Justo, também vos saúda. Dentre os judeus, somente estes três trabalham comigo pelo Reino de Deus." Cl 4,10-11
Mas percebendo desde o início a importância do Apóstolo dos Gentios, que por erudição e profunda espiritualidade brilhava cada vez mais em suas missões, nosso evangelista, que igualmente era estudioso, tornou-se um de seus mais íntimos colaboradores no anúncio da Boa Nova. Está na saudação da Carta de São Paulo a Filemon: "Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus, saúda-te. Igualmente, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores." Fm 1,23-24
Além de São Paulo, São Lucas conheceu e também conviveu com alguns ou mesmo com todos demais Apóstolos, dos quais obteve privilegiadas informações. Por isso, resolveu escrever o que viria a ser o Evangelho Segundo São Lucas, em concorrência com tantos outros, inclusive aqueles que mais tarde seriam reconhecidos apenas como apócrifos. Ele declarou logo no início: "Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram aqueles que desde o princípio foram testemunhas oculares e que se tornaram Ministros da Palavra. A mim também pareceu, depois de diligentemente haver investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido." Lc 1,1-4
Ele também registrou os primeiros capítulos da História da Santa Igreja Católica, o fundamental Livro de Atos dos Apóstolos, onde temos importantíssimos detalhes sobre como Jesus ministrava Seus ensinamentos, sobre a ação do Espírito Santo e sobre o nascimento da Tradição Cristã: "Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda sequência das ações e dos ensinamentos de Jesus, desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo Suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. E a eles manifestou-Se vivo depois de Sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de Seu Pai, 'que ouvistes', disse Ele, 'de Minha boca. Porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias.'" At 1,1-5
Nosso Santo acompanhou São Paulo em viagem a Roma, já sob custódia da guarda imperial, onde seria julgado por César (cf. At 25,11). De fato, ele havia sido preso em Jerusalém pelo tribuno militar, oficial romano, dada uma agitação popular ocorrida por sua presença no Templo, sob forte segurança transferido para Cesareia, pois os judeus tinham plano para o assassinar (cf. At 23,12), e aí foi mantido em cárcere por dois anos (cf. At 24,27): "Logo que foi determinado que embarcássemos para Itália, Paulo foi entregue com outros presos a um centurião da coorte augusta, chamado Júlio." At 27,1
E na despedida de sua Carta aos Colossenses, escrita durante sua primeira prisão em Roma, que também durou dois anos (cf. At 28,30) e podemos chamar de 'domiciliar' (cf. At 28,15), ainda que também tivesse o braço esquerdo acorrentado ao braço deste soldado, ele diz-nos a profissão de São Lucas, que mesmo nessa situação se manteve em sua companhia: "Saúdam-vos, enfim, Lucas, o Amado Médico..." Cl 4,14
Enfim, podemos dizer que São Lucas é o Evangelista do Espírito Santo, pois vai mencioná-Lo mais que os outros evangelistas juntos: são 14 vezes. E no Livro de Atos dos Apóstolos, início do tempo da Igreja Católica, fica clara a importância que Lhe confere: são 39 menções, quando com nitidez vemos que o Divino Espírito é Deus e francamente Se põe à frente da Igreja. Aliás, como o próprio Jesus havia predito (cf. Jo 16,13).
Da mesma forma, pode-se dizer que São Lucas é o Evangelista de Nossa Senhora. Por não ser judeu, e assim em mais abrangente perspectiva contemplar a tradição deles, refere-se à Santíssima Virgem por 12 vezes, quer dizer, também mais que os outros evangelistas juntos. E se não é possível dizer que a tenha conhecido, certamente conheceu a comunidade cristã que a venerava, pois registra a expressão "desde agora" que ela usou logo após a Anunciação, ou seja, o nascimento de uma devoção que se antecipa ao próprio estabelecimento da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Por isto, desde agora todas gerações proclamá-me-ão bem-aventurada." Lc 1,48b
