terça-feira, 3 de outubro de 2023

Ouvir a Deus

 

    Falando sobre a verdadeira VidaDeus disse através do Profeta Isaías: "Inclinai vosso ouvido e vinde a Mim, ouvi e tereis Vida..." Is 55,3a

    E profetizando sobre Jesus, Moisés vai dizer: "O Senhor, Teu Deus, suscitará dentre teus irmãos um Profeta como eu: é a Ele que devereis ouvir." Dt 18,15

    De fato, durante a Transfiguração de Jesus, confirmando a profecia o próprio Pai diz de Nosso Salvador: "Eis Meu Amado Filho, em Quem pus toda Minha afeição. Ouvi-O!" Mt 17,4

    E acenando para o Advento, o salmista já garantia: "Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque Ele diz palavras de Paz a Seu povo, a Seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para Ele. Sim, Sua Salvação está bem perto dos que O temem, de sorte que Sua Glória retornará à nossa terra." Sl 84,9-10

    Jesus, por Sua vez, fez essa síntese da aceitação de Sua Palavra"O semeador semeia a Palavra. Alguns se encontram à beira do Caminho, onde ela é semeada; apenas a ouvem, vem Satanás tirar a Palavra neles semeada. Outros recebem a semente em pedregosos lugares; quando a ouvem, recebem-na com alegria; mas não têm raiz em si, são inconstantes, e assim que se levanta uma tribulação ou uma perseguição por causa da Palavraeles tropeçam. Ainda outros recebem a semente entre os espinhos; ouvem a Palavra, mas as mundanas preocupações, a ilusão das riquezas, as múltiplas cobiças sufocam-na e tornam-na infrutífera. Mas aqueles que recebem a semente em boa terra escutam a Palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um." Mc 4,14-20

    Ele disse da Igreja: "Minhas ovelhas ouvem Minha voz, Eu conheço-as e elas seguem-Me." Jo 10,27

    Perante Pilatos, Ele declarou qual era Sua Missão e a quem era dirigida Sua Mensagem: "É para dar testemunho da Verdade que nasci e vim ao mundo. Todo aquele que é da Verdade ouve Minha voz." Jo 18,37

    Com efeito, Jesus confirma, no livro do Apocalipse, os tempos que vivemos desde Sua Vinda, que são os tempos dos Sacramentos, tempo da Igreja: "Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir Minha voz e abrir-Me a porta, entrarei em sua casa e cearemos, Eu com ele e ele Comigo." Ap 3,20

    E depois de Sua Ascensão, os seguidores da tradição de São Paulo recomendam: "Guardai-vos, pois, de recusar ouvir Aquele que fala. Porque, se não escaparam do castigo aqueles que d'Ele se desviaram, quando lhes falava na terra, muito menos escaparemos nós se O repelirmos quando nos fala desde o Céu." Hb 12,25

    Pois as paróquias de Sua Igreja são guiadas pelo Espírito Santo, como Jesus repetidamente diz no livro do Apocalipse: "Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Ap 2,29

    Igreja, portanto, é a guardiã de Sua Palavra. E não a ouvir é renegar a Revelação. O próprio Jesus afirmou: "E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano." Mt 18,17

    Onisciente, Ele confiou Sua Palavra a seres humanos, e assim nos induz ao consenso, à Salvação do homem pelo homem, enfim, à Santa Unidade. Ele disse aos Doze: "Quem vos ouve, a Mim ouve. E quem vos rejeita, a Mim rejeita. E quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou." Lc 10,16