sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Jesus: Repouso de Nossas Almas

 

    Jesus não prometeu conforto nessa vida, mas consolação espiritual: "Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas." Mt 11,29

    E foi isso que Ele determinou a São Pedro, confiando-lhe de fiéis a Sacerdotes todo Seu rebanho: "Apascenta Meus cordeiros. Apascenta Minhas ovelhas." Jo 21,15b.17b

    Os seguidores da tradição de São Paulo, de fato, usam de um bem expressivo título de Deus: "Aliás, na terra temos nossos pais que nos corrigem e, no entanto, olhamo-los com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o Qual nos dará a Vida?" Hb 12,9

    Eles pedem por nossos Sacerdotes, lembrando a grande responsabilidade que carregam: "Sede submissos e obedecei aos que vos guiam, pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta." Hb 13,17

    Por isso, São Tiago Menor é bem específico ao falar sobre Salvação: "Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a Palavra em vós semeada, que pode salvar vossas almas." Tg 1,21

    E o Príncipe dos Apóstolos assim se refere a Nosso Salvador"Porque éreis como desgarradas ovelhas, mas agora retornastes ao Pastor e Guarda de vossas almas." 1 Pd 2,25

    O livro da Sabedoria, por sua vez, diz da sensibilidade do Divino Espírito: "... o Espírito Santo Educador das almas fugirá da perfídia, afastar-Se-á dos insensatos pensamentos, e a iniquidade que sobrevém repeli-Lo-á." Sb 1,5

    Esse repouso da alma foi previsto pelo Profeta Sofonias como dádiva à Igreja, àqueles que abraçam o Salvador: "Aqueles que restarem de Israel, abster-se-ão do Mal e não proferirão a mentira. Em sua boca não mais se achará enganosa língua, porque serão apascentados e repousarão sem haver quem os inquiete." Sf 3,13

    No mesmo sentido, conforme o salmista, Deus cuida dos espirituais anseios dos justos: "O Senhor ama aqueles que detestam o mal, vela pelas almas de Seus servos e livra-os das mãos dos ímpios." Sl 96,10

    De fato, bem antes de Jesus já éramos informados de que Deus nos afasta das verdadeiras tribulações: as espirituais. O que é muito pertinente, pois é em nossas almas que padecemos os maiores tormentos, como os Salmos dizem sobre os grandes temores: "... suas almas definhavam em angústias." Sl 106,26

    Por isso, São Pedro recomenda que confiantemente entreguemos nossas almas nas mãos de Deus: "Assim também aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus, encomendem suas almas ao Fiel Criador, praticando o bem." 1 Pd 4,19

    Porque esse é o Caminho da Salvação, pelo qual São Paulo, junto a todos Santos, foi ainda mais além: tal qual Jesus, entregou-se por completo em sacrifício pelas almas de seus semelhantes: "De mui boa vontade darei o que é meu, e dar-me-ei a mim mesmo por vossas almas, ainda que, mais amando-vos, seja menos amado por vós." 2 Cor 12,15

    Os Santos, portanto, já estão nos Céus, embora ainda não em corpo, e lá recebem tronos e poder de julgar, além de interceder por nós: "Também vi tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus..." Ap 20,4