Mesmo sem saber que era Jesus que lhes falava, dois discípulos, que deixaram Jerusalém no Domingo da Ressurreição e partiram para a vila de Emaús, insistiram para que 'Aquele Estranho' pernoitasse na mesma estalagem que eles. É uma das últimas cenas do Evangelho Segundo São Lucas, quando Ele celebra a Santa Eucaristia após ressuscitar: "'Fica conosco, já é tarde e o dia declina.' Entrou, pois, com eles. Aconteceu que, estando sentados à mesa, Ele tomou o pão, abençoou-O, partiu-O e serviu-O. Então se lhes abriram os olhos e reconheceram-nO... mas Ele desapareceu. E diziam um para o outro: 'Não se nos abrasava o coração quando pelo caminho Ele falava e explicava as Escrituras?'" Lc 24,29-32
Noutro episódio, narrado no Evangelho Segundo São Marcos, quando foi questionado por um escriba sobre o mais importante Mandamento, Nosso Senhor constatou que ele tinha a inspiração do Espírito Santo pelo comentário que fez a Sua resposta, e disse-lhe em expressivo elogio: "Não estás longe do Reino de Deus." Mc 12,34
E assim, etapas antes em Sua Missão, havia anunciado a sutil instauração do Reino dos Céus: "O Reino de Deus não virá de um ostensivo modo. Nem se dirá: 'Ei-lo aqui'; ou: 'Ei-lo ali'. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós." Lc 17,20-21
Ele mesmo vivia em perfeita união com o Pai, e disse a Seus discípulos que Sua Ressurreição o provaria, assim como provaria a Comunhão dos Santos. Está no Evangelho Segundo São João: "Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós." Jo 14,20
No Sacramento da Comunhão, portanto, temos Sua presença (cf. Mc 14,22), porque Ele garantiu Sua permanente presença na Santa Igreja Católica pouco antes de Sua Ascensão aos Céus. O Evangelho Segundo São Mateus apontou: "Ensinai-as a observar tudo que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos dias, até o fim do mundo." Mt 28,20
Ora, Deus mesmo disse de Sua proximidade e distância, a despeito de Sua Onipresença, falando no Livro do Profeta Jeremias: "'Porventura Eu sou Deus apenas quando estou perto?', Oráculo do Senhor. 'Também não O sou quando de longe? Poderá um homem ocultar-se de tal modo que Eu o não veja?', Oráculo do Senhor. 'Porventura não enche Minha presença o céu e a Terra?', Oráculo do Senhor." Jr 23,23-24
Eis que o rei Davi canta no Livro de Salmos: "O Senhor aproxima-Se dos que O invocam, daqueles que O invocam com sinceridade." Sl 144,18
E nestes termos diz do necessário arrependimento: "O Senhor está perto dos contritos de coração, e salva os que têm o espírito abatido. O Senhor livra a alma de Seus servos. Não será punido quem a Ele se acolhe." Sl 33,19.23
Ora, os sagrados autores assim reconheciam o Templo de Jerusalém, hoje representado pela Igreja Católica Apostólica Romana, como adequado lugar para este contato: "Vinde, exultantes entrai em Sua presença! Cantando entrai sob Seus pórticos, com cânticos vinde a Seus átrios! Glorificai-O e bendizei Seu Nome..." Sl 99,2.4
E pela Comunhão da Santíssima Trindade, esta também é a condição do Espírito Santo, que não estará no mundo, mas entre nós até a eternidade. Jesus afirmou em Suas últimas palavras depois da Santa Ceia: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,16-17
Porque só com a libertação promovida por Jesus (cf. Jo 8,36) e preservada pelo Santo Paráclito (cf. 2 Cor 3,17), dignamente podemos celebrar a Santa Missa, como o sacerdote São Zacarias, pai de São João Batista, profetizou ainda no início do Novo Testamento: "... libertados de inimigas mãos, possamos servi-Lo em santidade e justiça, em Sua presença, todos dias de nossa vida." Lc 1,74-75Por isso, a Carta de São Tiago garante: "Aproximai-vos de Deus, e Ele aproximar-Se-á de vós." Tg 4,8a
